i

quarta-feira, 10 de março de 2010

Hospital tem nova escala de plantão




Assú - Depois de duas horas de conversa, finalmente a administração do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos conseguiu fechar a escala de plantão, com médicos todos os dias da semana. Isso só foi possível devido à intervenção do promotor de Justiça da Comarca do Assú, Alexandre Gonçalves Frazão, que determinou a abertura de Inquérito Civil para apurar quais os problemas que têm comprometido a qualidade da prestação de serviços de saúde pública daquela unidade de saúde.
Ontem Alexandre Frazão se reuniu com os diretores do Hospital: Hélio Santiago e Marcos Calixto, além dos sete dos nove médicos do plantão para resolver a deficiência de profissionais no atendimento de urgência e emergência. Depois da conversa, ficou definido que pelo menos um médico ficará no plantão por dia.
Hélio Santiago esclarece que são necessários pelo menos dois plantonistas diariamente, mesmo assim com as definições de ontem a deficiência na saúde de Assú irá, pelo menos, ser amenizada. "Haverá dias em que teremos dois médicos no plantão", garante.
Para o promotor, o encontro foi proveitoso. "Conseguimos resolver provisoriamente o problema graças ao esforço e espírito público dos médicos. Eles vão se sacrificar mais ainda para garantir a escala de plantão" disse o promotor.

INQUÉRITO
O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para apurar as informações de que a principal unidade hospitalar de referência do Vale do Açu "periodicamente fica sem médicos de plantão, bem com os médicos escalados faltavam sem qualquer justificativa ao serviço"', na estrutura vinculada administrativamente à Sesap.
O promotor de justiça solicitou do diretor do hospital, Hélio Santiago, o nome completo, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), endereço e telefone celular dos médicos que atendem na unidade regional, esclarecendo se os mesmos são efetivos ou contratados, encaminhando, nesse último caso, cópia de todos os contratos com os referidos profissionais.
Foi requisitado também o nome completo de todos os médicos que faltaram aos respectivos plantões nos meses de janeiro e fevereiro, com a especificação do dia de escala em que deveriam ter comparecido bem como se receberam o respectivo pagamento, o valor deste desembolso e, ainda, se a falta foi oficialmente justificada.

DEFICIÊNCIA

O Hospital Nelson Inácio dos Santos é a unidade de saúde referência para todo o Vale do Açu, com público alvo de mais de 150 mil pessoas. Mesmo com tanta importância, o quadro de profissionais é ínfimo. São apenas 18 médicos, entre plantonistas e especialistas, menos da metade que o Hospital Regional de Pau dos Ferros.
O diretor Hélio Santiago disse que falou com o coordenador hospitalar do Estado, José Renato, e este lhe informou que já existe um orçamento previsto para a regularização do quadro de profissionais no Hospital. "Até o final desta semana, vou a Natal tratar do assunto", concluiu.
FONTE: Jornal de Fato
PUBLICIDADE:


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons