i

quarta-feira, 10 de março de 2010

Começa em Ipanguaçu a vacinação contra H1N1


A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, inicia a campanha de imunização contra a Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína.


Caracterizado como um quadro de pandemia, devido ao grande número de pessoas contaminadas pela doença no Brasil e no mundo e após vários casos comprovados no Rio Grande do Norte, será iniciada a campanha de vacinação. Para isso, foram selecionados os grupos de maior risco de apresentarem complicações graves e até risco de mortes por infecção com o vírus Influenza A.
Os primeiro grupo a ser imunizado através da vacina são os profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde e os funcionários dos hospitais de referência. O período para vacinação desse grupo será entre os dias 8 e 19 de março.
Entre os dias 22 de março a 2 de abril, o público-alvo da campanha serão as gestantes em qualquer idade gestacional, os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças entre 6 meses e 2 anos, que tomarão a primeira dose.
A partir do dia 5 até o dia 23 de abril a campanha será voltada aos jovens entre 20 e 29 anos. Já os idosos com mais de 60 anos serão vacinados entre os dias 24 de abril até o dia 7 de maio, junto com as crianças de 6 meses a 2 anos, que estarão tomando a segunda dose da vacina.
Para encerrar a campanha vai se buscar imunizar a população entre os 30 e 39 anos, e será entre os dias 10 e 21 de maio. Com este trabalho de imunização dos grupos de risco será possível evitar a proliferação da doença, diminuindo, consequentemente, o número de vítimas fatais ocasionado por complicações da doença.

Segundo o secretário de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, vacinar os trabalhadores de saúde é uma forma de garantir que os serviços de saúde sejam mantidos em pleno funcionamento e capazes de atender e dar respostas adequadas, caso a população venha a adoecer em razão da pandemia.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons