i

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Caos em Assu: férias e ausências deixam hospital sem médicos



Dois finais de semana por mês, e três vezes por semana a unidade fica sem serviço de urgência e emergência do pronto-socorro.

 

Desde o início de janeiro, todas as segundas, quintas, sextas e dois finais de semana por mês o pronto-socorro do Hospital Regional Doutor Nelson Inácio dos Santos, em Assu, fica sem médico. Dos 12 profissionais que atendem na urgência, quatro estão de férias, dois de licença médica e os que sobram não estão cumprindo a carga horária na totalidade.

O diretor geral da unidade, Hélio Santiago, que assumiu o cargo no último dia do ano passado, justifica que o antigo administrador permitiu as férias, de um só vez, dos quatro médicos do pronto-socorro. Ele ressalta que o hospital tem 25 profissionais no total, mas 12 são destinados à urgência. Os demais estão divididos entre centro cirúrgico, centro de obstetrícia e nas demais áreas.

O Hospital Regional atende Assu e mais 12 municípios, e deverá sair dessas cidades a solução para o problema. Segundo Hélio Santiago, na próxima semana os prefeitos cederão médicos para a unidade. “A Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública) pediu às prefeituras que elas contratassem os médicos e mandasse depois ao hospital”, explicou o diretor.

Até a próxima quarta-feira (21), a direção entregará à secretaria a relação dos médicos que não estão cumprindo a carga horária na totalidade. “Convocamos todos os médicos para uma reunião em Natal, apenas sete apareceram. A Sesap pediu que mandasse a lista dos que não estão trabalhando o horário todo. Eles devem tomar alguma providência por lá”, relatou Hélio.

Com a possibilidade de saída de alguns profissionais, que podem ser devolvidos à Sesap, o Hospital Regional deverá ficar ainda mais dependente dos servidores enviados pelas prefeituras da região. A direção afirma que está conversando individualmente com cada médico e tentando reverter a situação.


 FONTE: nominuto.com

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons