i

sábado, 17 de outubro de 2009

RN estará pronto para receber águas do Rio São Francisco, Diz Iberê


A afirmação foi feita pelo vice-governador e secretário dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Iberê Ferreira de Souza, depois da visita que fez junto à governadora Wilma de Faria e do presidente Lula, às obras de transposição do Rio São Francisco, no sertão de Pernambuco. De acordo com ele, o Estado finalizará até o mês de novembro os estudos iniciais do projeto para receber as águas da transposição do Rio São Francisco, que possibilitará o abastecimento de 1,2 milhão de pessoas em 93 municípios do RN.

Três projetos serão entregues pela empresa IBI para a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos: estruturação física da Semarh, de pessoal e reestruturação do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte, o IGARN, órgão que ficará responsável pelo gerenciamento dos recursos da transposição do Estado, explicou Iberê. Finalizados, os estudos seguem em regime de urgência para a Assembleia Legislativa, onde serão aprovados até junho de 2010.

Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos já foi criado um dos Comitês de Bacias no mês passado: O Piranhas-Açu foi o primeiro deles e inédito no Nordeste por ser interestadual. O Rio Apodi-Mossoró será o próximo ao qual serão focados os esforços de mobilização do comitê. A interligação das bacias será feita por dois eixos: o norte e o leste. A região potiguar será beneficiada pelo eixo norte, que sai de Cabrobó, em Pernambuco, em direção ao Ceará e às divisas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Este canal irá passar pelo sertão de Pernambuco e distribuirá água no rio Piranhas-Açu, beneficiando o RN. A distribuição da água no Estado será realizada por meio das chamadas Redes de distribuição Complementares, que abrangem sistemas adutores já em preparação para distribuir os recursos hídricos.


fonte: Roberto Flávio

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons