i

domingo, 11 de outubro de 2009

Comitiva busca reinício da desobstrução do Pataxó

IPANGUAÇU - Pode estar mais próximo o recomeço das obras de engenharia que têm por finalidade desobstruir o leito do rio Pataxó.

Esta é a expectativa do prefeito de Ipanguaçu, Leonardo da Silva Oliveira (PT).

O chefe do Executivo capitaneou uma delegação da cidade que discutiu a obra, terça-feira última, em Natal, durante audiência com o vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza.

Juntamente com o gestor estiveram na conversa com Iberê Ferreira os integrantes da Comissão de Defesa Civil do município.

A audiência realizou-se a partir no gabinete do vice-governador. Na ótica de Leonardo Oliveira a análise do encontro é positiva.

O tema abordado foi essencialmente o reinício das obras de desassoreamento do rio Pataxó e a recuperação de uma das comportas d'água do açude público homônimo.

O prefeito aproveitou para reivindicar a restauração de várias estradas vicinais do município.

O prefeito tem insistido que a total desobstrução do leito do rio Pataxó se traduz numa obra inadiável.

Considera que o assoreamento do rio contribui enormemente para a rapidez do avanço das águas durante o período invernoso, acelerando o processo de inundação da cidade, fato que se registrou em grande escala no ano passado e se repetiu com igual intensidade neste ano, trazendo sérias consequências socioeconômicas para o município. "Se conseguirmos resolver o problema do rio Pataxó estaremos com toda certeza ajudando a diminuir a ameaça de enchentes em Ipanguaçu", disse.

Encaminhamentos

Depois do contato com o vice-governador, a delegação reuniu-se com membros da comissão técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), oportunidade em que foi feita uma completa exposição do trabalho de visitação "in loco" feita pela Comissão de Defesa Civil em praticamente toda a extensão do rio Pataxó. A partir daí houve a constituição de um grupo de trabalho, composta por componentes da própria Semarh, Defesa Civil e a empresa que executa o serviço de desobstrução do leito. O grupo se reuniria ainda esta semana para definir um plano de trabalho e acompanhamento das ações.
fonte: O MOSSOROENSE

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons