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quarta-feira, 15 de julho de 2009

EDUCAÇÃO ORGANIZA CAMPANHA PARA INCENTIVAR ACESSO DE DOCENTES A PORTAL INSTITUCIONAL;

Numa ação em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social, a pasta municipal de Educação, Cultura e Lazer – dirigida pela pedagoga Sandra Regina Meirelles Holanda Alves – cuida dos preparativos para definir uma campanha publicitária por intermédio do setor radiofônico do município. Esta peça publicitária tem por propósito estimular o acesso do professorado da rede pública de ensino local ao portal institucional www.dominiopublico.gov.br. De acordo com a informação dada pela professora Maria da Glória Soares de Brito, do corpo técnico-pedagógico da Secretaria, o portal eletrônico foi lançado em novembro de 2004 dispondo inicialmente de um acervo de 500 obras pelo Ministério da Educação. Sua intenção é compartilhar conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para docentes, estudantes, pesquisadores e a população como um todo. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil. Adicionalmente, o portal Domínio Público, ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais – de modo que a “preservação de certos direitos incentive outros usos” –, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

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