i

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PREFEITOS DISCUTEM PROJETO AMANHÃ (BARRAGEM DE OITICICA)

Vale do Açu - Representantes do Vale se reúnem amanhã em Jucurutu para participar de uma reunião que tratará da construção da barragem Oiticica, apontada como solução para os problemas das enchentes. O evento, idealizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, acontecerá, às 17h, na comunidade rural de Barra de Santana.
A audiência pública contará com as participações do titular da Secretaria, vice-governador Iberê Ferreira de Souza, do secretário estadual de Assuntos Fundiários, Colonização e Apoio à Reforma Agrária, Francisco Canindé de França, procurador de Patrimônio e Meio Ambiente da Procuradoria Geral do Estado, Raimundo Nonato, e do prefeito anfitrião, Júnior Queiroz.Na ocasião, acontecerá a apresentação do programa de “reassentamento” e dos processos de indenização dos 30 primeiros desapropriados das terras que compõem o eixo do reservatório. A obra é vista como a solução para os problemas de inundação que se repetem na região do Vale do Açu. Este pleito foi exposto pelo prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, durante sua visita ao Vale do Açu.
“A Barragem de Oiticica se caracteriza numa ação estruturante que vai ajudar a diminuir os problemas de alagamento que tanto têm provocado transtornos para diversos municípios do Vale do Açu, pois vai permitir um disciplinamento do fluxo das águas do rio”, declarou o prefeito assuense.Ivan Júnior é um dos primeiros a iniciar o trabalho de recuperação dos estragos deixados pelas chuvas desse ano. O seu município, um dos mais penalizados, teve prejuízo superior a R$ 10 milhões.
A Secretaria de Obras efetuou um levantamento completo de todos os setores que foram afetados pela força das águas. Na última semana, foram celebrados dois contratos emergenciais para atender à demanda. Ambos foram publicados por intermédio do exemplar de terça-feira, 12, do Diário Oficial do Município (DOM).Paralelamente, o prefeito se mobiliza para reivindicar apoio financeiro das esferas estadual e federal para ajudar na recuperação dos estragos. Na próxima semana, ele pretende retornar a Brasília para empreender gestões com tal finalidade junto aos órgãos da administração federal.

‘Barragem não resolve o problema’, diz professor
Embora seja apontada como possível solução para as enchentes do Vale do Açu, há quem conteste a real eficácia da barragem de Oiticica em Jucurutu. Em entrevista ao site: nominuto.com, o professor de hidrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Abner, disse que o volume da barragem, de 600 milhões de m³, e o tipo dela, de acumulação, são insuficientes para conter o volume das águas que costuma fazer o rio transbordar nesta época do ano.
A preocupação é que esse problema pode cobrir um santo para descobrir outro. Para o professor, a barragem que pode reduzir as enchentes em Açu poderá ser responsável por enchentes na região de “cima”, onde estão situadas as cidades de Jardim de Piranhas e São Rafael.
“A barragem pode até melhorar o problema. Agora, o povo de Assu tem que aprender a conviver com as enchentes”, afirmou o professor.

FONTE: Por Jotta Paiva/Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons