i

quinta-feira, 7 de maio de 2009


Clik no Lik abaixo e veja a reportagem do Jornal da Globo deste dia 06/05

Tropas do Exército usam botes para fazer a travessia dos passageiros em um trecho da BR-316, no Maranhão, que foi arrastado pela enxurrada há quase duas semanas. Mais de mil caminhões aguardam a liberação da estrada, no quilômetro 415 em Peritoró. Tem motorista que já está há doze dias impedido de seguir viagem. A maioria vai entregar as cargas com atraso.
Oito pessoas já morreram por causa da chuva. 60 municípios estão em situação de emergência e 160 mil desabrigados ou desalojados. No Piauí, 50 mil pessoas deixaram as casas. A situação é crítica em 29 cidades. No Ceará, são 30 mil desabrigados ou desalojados. Sete pessoas morreram e 61 municípios estão em estado de emergência. "Por terra é praticamente impossível chegar, as população e as comunidades deste distrito principalmente estão ilhadas". O Vale do Assu, importante pólo da economia do Rio Grande do Norte, está debaixo d´água. Fazendas de camarão, uma das principais atividades do Estado, acumulam prejuízos. "Eu tenho dois filhos doentes e não tenho onde consultar eles. O jeito que eu tenho é ficar, do jeito que nós estamos mesmo", disse um morador.
Nesta quarta-feira, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Quadros Vieira Lima prometeu ajuda do Governo Federal. "O Governador, em contato conosco, vai articular um levantamento dos prejuízos causados aos pequenos municípios para que nós possamos então liberar recursos nesse esforço para a reconstrução também desses municípios".
A região norte também sofre. 100 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no Amazonas. 41 cidades são as mais atingidas e no Pará, 160 mil tiveram que abandonar as casas. 31 municípios estão em situação de emergência. "Aqui é um barracão escolar. Nós tivemos que improvisar uma morada, porque a situação estava precária", afirma uma moradora.
FONTE: Jornal da GLOBO desta quarta feira 06/05

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons