i

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Em Ipanguaçu, unidade Móvel vai oferecer exame de imagem de gratuitamente


O mês de outubro foi dedicado a campanha pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, o Dia “D” de conscientização, com o Outubro Rosa.

Segundo o secretário Tales Praxedes, as Unidades Básicas de Saúde(UBS) e as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), estiveram engajadas durante todo o mês reforçando os cuidados a serem tomados pelas mulheres, além da conscientização pelo o diagnóstico precoce, oferecendo o atendimento e o acompanhamento médico. “Esse trabalho tem sido diário em nosso município. Ao oferecer atenção básica, temos ainda a preocupação nos casos mais complexos, para isso temos pactuado exames para oferecer a nossa população. O importante é termos nossas famílias com a saúde em dia”, disse.

Durante o Dia “D”, ocorreram palestras, teste rápido de investigação da infecção de vírus do HIV e sífilis, verificação de glicemia e aferição da pressão arterial.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, presente na atividade, é importante o envolvimento da mulher na campanha, mas também a do homem na prevenção e combate a doenças, em que o homem não está imune. “Tanto a mulher, quanto o homem precisam está com a saúde em dia. O mês de novembro será dedicado a nós homem, e para isso é necessário atenção e participação”, chama atenção o gestor municipal.

A edição 2015 do Outubro Rosa chegou ao fim, mas as atividades de prevenção continuam. Nos dias 12, 13, 14 a Prefeitura através da parceria entre a Secretaria e a Liga Norte Rio-Grandense contra o Cânce oferecerão o exame de momografia, que buscará atender mais de 200 mulheres, com o exame de imagem.

“Uma unidade móvel estará em Ipanguaçu para o exame de imagens. Para isso convidamos as mulheres para procurar um médico, ou sua própria UBS para as orientações e triagem. A Secretaria de Saúde está à disposição para tirar qualquer dúvida”, reitera o secretário.

Neste mês de novembro a campanha pela saúde do homem está prevista para acontecer ao longo do mês, o dia “D” do Novembro Azul está agendado para o dia 14. A expectativa é conscientizar os homens na prevenção ao câncer de próstata, além de incentivar a procura do sistema de saúde com maior frequência.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons