i

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu renova parceria com Ufersa para aulões do ENEM



Aulas preparatórias já possibilitou o ingresso de dezenas de estudantes as universidades. Estudos acontecem durante os sábados no município. 

Proporcionar aos estudantes das escolas públicas que já tenham concluído ou estão cursando o 3º ano do ensino médio a oportunidade de reforçar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o objetivo do projeto de extensão da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu e a Secretaria Municipal de Educação. 

O projeto que chega a terceira edição já proporcionou a dezenas de estudantes o ingresso nas universidades públicas como UFERSA, IFRN, UERN e bolsas nas instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

O prefeito Geraldo Paulino prestigiou o lançamento da aula inaugural que aconteceu no Teatro Municipal Maria Eugênia. Para o gestor a renovação da parceria com a Ufersa possibilita o apoio não só aos alunos que buscam uma vaga nas universidades, mais também os universitário, próprios alunos da graduação, que trabalham com monitores nas aulas. “É uma alegria sempre grande apoiar um importante projeto como este. Nós enquanto poder público podem ficar certos todos os jovens do nosso apoio, visando sempre o ingresso de mais estudantes no ensino superior”, disse. 
Aluísio Neto, morador da comunidade rural de Língua de Vaca é hoje um desses estudantes que tiveram o acesso à universidade pública. Presta a cursar o primeiro semestre de medicina veterinária na Ufersa/Mossoró o jovem estudante vê o cursinho como parte importante nesta conquista.

“O cursinho foi de suma importância para minha aprovação e ingresso na universidade, tendo em vista das dificuldades de um estudante da zona rural. Só tenho a agradecer a Ufersa e a Prefeitura de Ipanguaçu por todo apoio, principalmente no transporte de casa até a escola. Sou muito realizado, pois vou fazer um curso que sempre sonhei, medicina veterinária”, disse o mais novo universitário. 

O município de Ipanguaçu é hoje o único a financia o projeto, outras cidades na qual o projeto é executado a universidade é a responsável pelo financiamento das bolsas. Onze monitores ministrarão as aulas de português, história, geografia, inglês, espanhol, sociologia, filosofia, matemática, química, física e biologia. 

As aulas do cursinho acontecem todos os sábados na Escola Municipal Francisca da Salete Ribeiro no Conjunto Habitacional Ilha Grande, das 8 às 12h. A Secretaria de Educação ainda oferece o transporte escolar para os estudantes da zona rural. A primeira aula tem início logo neste sábado, dia 02 de agosto. 

Participaram da cerimônia ainda a Secretária Municipal de Educação, Jeane Dantas; a coordenadora pedagogia do cursinho pré-universitário Ufersa/Angicos, Rita Diana Gurgel e o coordenador Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) - Ufersa/Angicos, Luiz Eduardo.

Nenhum comentário: