i

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Campanha de doação de sangue acontece no sábado em Ipanguaçu


Atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Segundo a Organização Nacional de Saúde (ONS), cada doador pode salvar até quatro vidas, pensando nisso a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo sábado, dia 05, em parceria com o Hemocentro Regional de Mossoró, a campanha de doação de sangue. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sumaira Fonseca, a coleta será feita por profissionais do Hemocentro Regional de Mossoró, sob supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem estar do doador. 

Para Sumaira a colaboração da população se dará vindo até o Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, para se tornar um doador de sangue. “Concretizamos esta parceria com o hemocentro para promovermos a campanha de doação de sangue. Os profissionais do hemocentro virão para a nossa unidade e o processo se dará como todas às vezes, em um ambiente limpo, confortável e com todo material descartável. É importante ter a participação dos ipanguaçuenses nesta demonstração de amor ao próximo”, destaca a secretária. 

Orientações 
A coleta ocorrerá das 7h às 15h, no Centro de Saúde Tirburcio Freire da Silveira. Para ser doador é preciso ter boa saúde; entre 18 e 65 anos; pesar mais que 50 quilos; não ter tido Hepatite, Doença de Chagas, Malária e não ter se colocado em situação de risco para contaminação com Sífilis ou Aids.

Em caso de doadores do sexo feminino, não pode estar grávida ou em período de amamentação. Mas menstruação e o uso de anticoncepcional não impedem a doação.

Para todos os doadores é recomendável dormir bem na noite anterior à doação e alimentar-se antes (não doar em jejum).

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons