i

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu encerra Semana do Bebê com caravana na comunidade de Arapuá


Fortalecer as políticas públicas direcionadas a criança e ao adolescente tem sido uma das lutas encampadas pelo município de Ipanguaçu na busca de assegurar os direitos dos meninos e meninas da cidade potiguar, localizada a 214 km de Natal. 

A cidade reconhecida em 2012 com o prêmio do Selo UNICEF Município Aprovado vem conquistado avanços com ações direcionadas as gestantes com pré-natal e acompanhamento médico, antes de depois do parto, como também incentivos na educação, cultura e implantação de projetos e programas sociais destinados a eles. Ipanguaçu hoje figura no mapa das cidades do Estado onde o índices de desigualdade caíram nos últimos dez anos, uma redução de 15,38%, uma média de 1,54% por ano.  

E iniciativa que tem ganhado a agenda do município é a Semana do bebê, uma estratégia de mobilização social para os cuidados com o desenvolvimento e sobrevivência das crianças na primeira infância. Uma programação voltada para elas foram desenvolvidas ao longo da última semana, de 24 a 29 de novembro por toda a cidade. 

O coordenador municipal da comissão pró-selo, Luís Antônio Tavares, fala que programação desenvolvida na semana foi intensa e contou com o apoio de diversas instituições e órgão do governo. “Foi uma semana intensa e, diga-se de passagem, muito proveitosa e sugestiva, encerramos a Semana do Bebê 2014 com ações intersetoriais que beneficiou centenas de crianças e adolescentes, e claro as famílias do município”, frisa. 

As atividades que teve o desenrolar durante a última semana contou com ciclo de palestras pelas comunidades e bairros da cidade, oficinas, dia “D” de atualização das cadernetas de vacinação, sarau Infantil de poesia e arte na escola de educação infantil, além do concurso do “Bebê Feliz – 2014” e a Caravana do Direito da Criança e Adolescente (DCA) que culminaram a programação no sábado na comunidade de Arapuá. 

Luis Antônio destaca que a Caravana DCA, é uma implementação de ações que complementam e fortalecem ações do poder público e das organizações da sociedade civil, “atividade no sábado em Arapuá tiveram excelentes resultados, as famílias levaram as crianças e participaram dos atendimentos. Concluímos mais uma programação com resultados satisfatórios, graças à colaboração coletiva”, reitera. 

No sábado, a Caravana DCA ocorreu na Escola Municipal Professora Moura de Souza oferecendo serviços de saúde, com atendimento médico, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista além atendimento educativos, psicopedagógico e atividades de lazer com a oferta de aulas de xadrez, dama entre outras modalidades, como também atendimento do Ministério Público e do Conselho Tutelar. 

Autoridades como o prefeito Leonardo Oliveira, a secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Cristina Oliveira, a promotora de justiça Kaline Cristina e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) Raquel Tavares, prestigiaram a caravana. 

Para o prefeito Leonardo Oliveira, a programação é um importante passo para o fortalecimento das ações destinado as crianças e adolescentes, como também as famílias. “Iniciativas como está sempre contará com o nosso apoio. O atendimento as gestantes, melhoria e fortalecimento dos serviços públicos estará na nossa discussão, até por que acreditamos e temos a consciência de fortalecer o atendimento aos pequenos é de fundamental importância para o futuro da nossa cidade”, disse o prefeito.


A Semana do Bebê na cidade é uma iniciativa da Prefeitura de Ipanguaçu em parceria com o CMDCA, Comissão Pró-Selo, Ministério Público Federal, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar.


 Veja todas as fotos, aqui.







Nenhum comentário: