i

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Escola publica de Ipanguaçu recebe visita de representantes educacionais de Cuba e do Rio de Janeiro

Experiências exitosas chamam a atenção de educadores de outros estados e países 

Ontem (26), foi um dia marcante para a educação pública municipal de Ipanguaçu, e em especial para a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizada na longínqua comunidade de Tabuleiro Alto. Pela manhã, as alunas Lariza Rodrigues , Mércia Cristina e o aluno Lyssandro Henrique participaram ao lado do seu professor de língua portuguesa de uma mesa-redonda que versava sobre alfabetizações múltiplas para além dos muros da escola. Em suas falas, as crianças referenciaram com muita beleza e conhecimento os ensinamentos de Paulo Freire sobre a relação professorXeducador e sobre a importância do amor na construção das relações na escola. 


À tarde, o Prof. Dr. Presidente da Associação de Pedagogos de Cuba, que reúne mais de 41.000 educadores de todo o mundo, Mariano Isla Guerra, a Profª Drª Claudia Cristina Andrade (UNESA - UERJ) e a Profª Drª Patrícia (Colégio Pedro II- RJ) estiveram visitando a Escola M. Adalberto Nobre de Siqueira. 

O Prefeito da cidade, Leonardo Oliveira, bem como os secretários de educação, Profª Jeane Dantas, de cultura, Fernando Neto, de administração, Sílvio Nobre, e o chefe de gabinete, Tales Praxedes estiveram presentes à ocasião. A visita começou com um show musical da Banda Filarmônica Elizaldo Rodrigues, que emocionou aos visitantes com canções de Luiz Gonzaga e outras tantas composições tipicamente brasileiras e regionalistas. 

Em seguida, os alunos e suas famílias participaram de uma animada roda de conversa com os professores visitantes, que questionaram os alunos sobre várias coisas, dentre elas sobre o primeiro contato deles com o pensamento freireano, a relação com o livro literário e o apoio dos pais na construção educativa das crianças e adolescentes. Representantes da equipe pedagógica da Secretaria de Educação também marcaram presença no momento ímpar para a "Escola de Leitores" e para a educação municipal como um todo. 

Os visitantes ficaram encantados com o trabalho desenvolvido na escola e com as próprias crianças e adolescentes. Foi uma tarde de alegria e comoção com a educação pública, a literatura e as práticas libertárias que têm permeado todo esse processo. 

Segundo o Prof. Dr. Mariano Isla Guerra, "a educação feita nessa escola é impregnada de Paulo Freire e o incentivo dado a essas crianças com relação à literatura é lindo". A equipe gestora da escola, professoras Ana Maria Germano (Dirigente Escolar) e Francisca das Chagas (Vice-Dirigente Escolar) agradeceram a presença do professor e das professoras e contaram de sua alegria em vivenciar aquele momento. "Isso está marcado na história da escola", disseram ambas. Para marcar ainda mais aquela alegria, o Prefeito Leonardo Oliveira indagou as crianças: "Hoje, o que vocês mais gostariam de pedir para a escola?", ao que as crianças responderam em total unanimidade: "Uma biblioteca e livros de literatura!". O gestor executivo municipal comprometeu-se com alunos, pais e comunidade escolar em geral em atender ao pedido o mais prontamente possível. 

Por intermédio da Profª Inês Almeida - SINTE/Regional de Açu - os professores chegaram à cidade. Com o objetivo de entender como essas práticas de trabalho com a educação libertária e a leitura literária desenvolviam-se na escola, eles decidiram visitar in loco os sujeitos sociais que reconstruíram sua realidade através do conhecimento. 

Ao final da visita, os alunos do ensino fundamental dos anos finais ainda protagonizaram um momento de partilha de suas experiências com o texto literário junto aos visitantes, contando sobre como a leitura ganha vida no espaço escolar. Os visitantes ficaram encantados com tudo que viram e prometeram "nós voltaremos aqui!". 

Premiações 

A Escola Adalberto Nobre de Siqueira já foi reconhecida inúmeras vezes no período de 2009 a 2012, constando em seu currículo de certificações o Prêmio Construindo a Nação nos anos 2010, 2011 e 2012, o Selo Escola Solidária no biênio 2011-2012, certificação como experiência exitosa pelo Concurso "Eu Amo Educar" (Ed.Abril), Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita 2011, além de publicações nas revistas Profissão Mestre, Nova Escola e Jornal Letra A (periódico da Faculdade de Educação da UFMG, veículo pelo qual as professoras Cláudia e Patrícia tomaram conhecimento da experiência da escola). 

A conquista mais recente da escola foi à aprovação de sua experiência com a Literatura Regionalista (2011) no IV CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia, que será realizado no período de 23 a 26 de abril, em Belém-PA, onde o professor André Magre de apenas 21 anos e alunos estão envolvido com todos estes projetos que marcam com grande mérito a educação pública do nosso município.




Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons