i

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu promoverá “Dia D” da Campanha Novembro Azul nesta sexta-feira

Assim como o Outubro Rosa a Prefeitura pretende conscientizar e promover ações preventivas para a saúde do homem. 


Após o Outubro Rosa, que promoveu durante todo o mês passado uma série de atividades na prevenção e conscientização para a saúde da mulher e no combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde dedica este mês de Novembro a Campanha Novembro Azul, com proposito de reforçar as ações preventivas no combate de doenças no público masculino, em especial o câncer de próstata. 

Durante todo o mês de novembro diversas ações estarão ocorrendo no município a fim de apoiar a causa na promoção de uma vida saudável e sem preconceitos na hora de exames. 

Segundo a Secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, será desenvolvido durante todo o mês uma programação voltada para os homens, com a realização de palestras, distribuição de folhetos educativos, orientando os homens da importância da realização dos exames para a detecção precoce da doença, “há uma resistência do homem quando à procura do serviço de saúde, mas é preciso que continuemos uma campanha preventiva, orientando a necessidade das visitas rotineiras do homem ao serviço de saúde. Hoje todo homem a partir dos 40 anos precisa fazer o exame, e a descoberta precoce da doença é feita inicialmente pela combinação de um exame de sangue, que é o PSA, antes mesmo do exame de toque retal”, fala a secretária Sumaira Fonseca. 

Em Ipanguaçu, o “Dia D” será promovido nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, feriado da Proclamação Republica, durante toda a manhã das 7 às 11 horas no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, a realização do Dia D no feriado busca contar com uma participação maior dos homens, já que durante a semana muitos deles trabalham. Serão ofertados coleta de exames de HGT; hemograma, colesterol, glicemia e triglicerídeos (em jejum) e Antígeno prostático específico(PSA), aferição de pressão arterial, realização de eletrocardiograma (ECG), consultas cardiológicas com Dr. José Valério, palestras sobre o câncer de próstata com enfermeiro Jackson Xavier, distribuição de preservativos masculinos, vacinação e forró dos homens. 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons