i

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira assina em Brasília termo de cooperação para implantação do programa Cidade Digital

Convênio firmado terá investimento de 1 milhão de reais para implantação de rede de fibra ópticas e acesso gratuito de internet 

Brasília - Assinatura de acordos com municípios selecionados no Cidades Digitais. (Foto:  Herivelto Batista).
Na tarde desta última terça-feira(19) o Prefeito Leonardo Oliveira, esteve participando em Brasília da assinatura do termo de cooperação com o Ministério das Comunicações, para a implantação do programa Cidades Digitais, o termo trata-se da formalização dos compromissos assumidos pelo Ministério e o gestor municipal. 

A solenidade contou com a participação do ministro das Comunicações. Segundo o Ministério das Comunicações são 262 municípios de todas as regiões do Brasil que vão fazer parte da segunda etapa do Cidades Digitais. O programa tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, a assinatura do termo de cooperação marca o início do processo para a efetivação da implantação do sistema digital na cidade, o programa trata-se de uma importante estratégia de âmbito social, além de estar incluída em preceito de direitos fundamentais da cidadania, da garantia da universalização do acesso a serviços públicos essenciais e, especificamente, da ampliação do acesso da população à internet, “estamos conquistando importantes programas que vão beneficiar diretamente a nossa população, assinamos o convênio e agora aguardaremos a licitação e a execução pelo Governo Federal um importante aliado nesta política de inclusão digital, necessário para o segmento populacional excluído do acesso às tecnologias da informação e da comunicação” frisa o gestor.

A cidade de Ipanguaçu, localizada no Vale do Açu à 214km da capital do Estado, é uma das 8 cidades do Rio Grande do Norte à ser beneficiada com o projeto que possibilitará a construção de redes de fibras ópticas e a conexão entre os órgãos públicos, com acesso da população aos espaços de uso de internet livre. A expectativa é de que o projeto esteja em funcionamento ainda em 2014. 


O convênio está orçado em 1 milhão de reais, e prevê a instalação de dois postos de wiffe, uma na comunidade de Pedrinhas e outra no Centro da Cidade que farão retransmissão de dados, tendo cada, um raio de 12km, atendendo assim a quase 80% do município. “Queremos contribuir para a construção de uma cultura digital, educacional que seja democrática e transformadora, por meio de uma política pública estratégica. Ao mudar o comportamento das pessoas, a real inclusão digital deve implicar na valorização da cidadania, da capacidade de autodeterminação das pessoas e da busca de saber e da informação”, conclui o gestor municipal.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons