i

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Secretaria de Educação de Ipanguaçu promoverá formação para professores sobre leitura e literatura

Com o tema “Leitura e Literatura: na vida e na escola” o município de Ipanguaçu promoverá durante está semana o Iº Seminário Ler faz Crescer, que objetiva auxiliar de forma efetiva a formação dos educadores, a fim de estimular a reflexões em torno do fazer pedagógico a partir da visitação às principais pesquisas do meio acadêmico contemporâneo em torno da leitura e da literatura. 


Segundo o coordenador técnico do Seminário, o professor André Magri, o seminário é construído a partir da premissa do linguista Mikhail Bakhtin, iconizado no meio dos estudos da linguagem: é na interação que as atividades linguísticas têm seu espaço. Dessa forma, o seminário será marcado por "conversas" entre renomados pesquisadores das áreas de leitura e literatura e da comunidade docente. “Acreditamos que é a construção de mudanças positivas e de real ressignificação das realidades, inevitavelmente, pela formação dos profissionais da educação. Com isso a Secretaria de Educação espera a participação de educadores que possam implementar suas práticas docentes de forma a dar à leitura literária o espaço que lhe é de direito: na vida e na escola” disse. 

André destaca que o seminário trata-se não de um evento, mas de um encontro de formação docente em práticas de leitura e literatura para espaços escolares e não-escolares, de forma que possa fazer todo o sentido, levando aos participantes a reflexão em torno do poder transcendente do ato de ler e da artes da palavra. 

É esperada a participação de 200 educadores e educadoras da rede municipal de ensino de Ipanguaçu, com participação maciça de professores, coordenadores pedagógicos, voluntários do Programa Mais Educação, dirigentes escolares, entre outros. 

A programação ocorrerá durante os dias 08, 09 e 10 de outubro de 2013, por ocasião da Semana Nacional do Livro e da Leitura. A programação ainda contará com os atos de leitura literária, que serão protagonizados por nossos alunos da rede municipal de ensino, sempre aludindo a determinando gênero do discurso ou escritor previamente visto e estudado nas escolas. 

Os pesquisadores convidados são o professor da Ufersa - Alan Eugênio Dantas, a coordenadora do Proletras/Uern/Assú - Cássia de Fátima Matos Santos, a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação - Claudia Sueli Rodrigues Santos, professora adjunta da UERN - Lilian de Oliveira Rodrigues, a pesquisadora Marlúcia Barros Lopes Cabral  e a professora do IFRN - Priscila Aliança. Além de autoridades da literatura, a exemplo dos cordelistas Crispiniano Neto e Antonio Francisco, que encerrarão o Seminário Ler faz Crescer no dia 09, sobre a literatura de cordel como forma de resistência popular. 

A abertura acontece nesta terça-feira (08) às 19h na Câmara de Vereadores com a solenidade oficial.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons