i

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prefeito Leonardo Oliveira recebe confirmação de que governo vai recuperar Canal do Pataxó, mas prazo é incerto


O prefeito recebeu a confirmação de que o SEMARH irá realizar a recuperação do Canal do Pataxó, mas gestor fala que prazo ficou indefinido. 

Ao longo dos 9 mil metros de extensão construído, o Canal do Pataxó apresenta há mais de dois anos diversos vazamentos e problemas em sua estrutura. O canal que leva água da Barragem Armando Ribeiro para o leito do rio Pataxó, é um dos principais rios que atende os produtores rurais do município, que já sofrem com a escassez de água no rio. 

O prefeito Leonardo Oliveira recebeu a ligação do Secretário Estadual dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, que afirmou que a Governadora autorizou o inicio dos trâmites burocráticos para que a recuperação seja realizada. “O governo só não nos deu prazo algum. O secretário disse que como a SEMARH não tem dotação orçamentária para a execução da obra, enviaria o projeto para a Secretaria de Planejamento, aguardando assim um retorno para que possa dar sequência. Esperamos que esse retorno possa ser o quanto antes, visto a necessidade da população” destaca o prefeito. 

As obras para a recuperação estão orçadas em 243 mil reais, aguardando o aval do governo desde 2011, ano em que os problemas tem se intensificado. No município as comunidades de Pau de Jucá, Lagoa de Pedra, Picada, Itú, Porto, Sacramentinho e Japiaçu, são as mais prejudicadas, em situações em que à locais nas quais é visível ver só os bancos de areia, que aparecem com a redução do volume d’água. 

Para Leonardo não há mais o que esperar, visto a gravidade a cada dia. “Centenas de famílias precisam da água deste rio para tirar sua sobrevivência. Sabemos que o RN sofre com a escassez do liquido, mas por outro lado ao longo dos 9 mil metro o que estamos vendo é perda constante d’água diante dos vazamentos", conclui o gestor, "estão esperando que tudo seque de vez?". 



Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons