i

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Agricultores pedem apoio a deputado para a recuperação do Canal de Pataxó



Agricultores rurais do município de Ipanguaçu se reuniram na tarde desta sexta-feira (04) na sede do poder legislativo do município com o Deputado Estadual, Fernando Mineiro (PT). O deputado esteve no município localizado na região do Vale do Açu a fim de discutir com os agricultores as dificuldades enfrentadas por eles com a escassez d'água no leito no Rio Pataxó, e os problemas na estrutura no Canal do rio. 

Mineiro ouviu atentamente os depoimentos. O agricultor Antônio Humberto de Alcântara, mais conhecido como Iné, é um deles, e disse que “o momento é de tristeza. É uma vergonha a gente saber que está se perdendo água pelo caminho e não consertarem o problema, todos nós só queremos viver dignamente”, desabafa o agricultor da comunidade de Pau de Jucá.

Iné se refere ao Canal do Pataxó que faz a transposição de águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio Pataxó, que apresenta diversos vazamentos  ocasionando desperdício ao longo dos 9 mil metros de extensão construído. O problema vem se prolongando a mais de um ano prejudicando centenas de agricultores. 

O Deputado Mineiro disse que levará a discussão a Assembleia Legislativa a fim de ampliar o debate, e que irá participar junto a eles da reunião com o Secretário de Recursos Hídricos na próxima quarta-feira (09). “Precisamos de uma solução emergencial, e criarmos um Comitê para a Gestão de Água no estado, com a participação dos órgãos do estado e a sociedade civil, para que casos como estes de desperdícios não venham a se repetir” propõe o parlamentar. 

Participaram da reunião o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Silvério, que no momento representou o Prefeito Leonardo Oliveira, os vereadores Geraldo Paulino (PT), Remo Fonseca (PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João das Peças, além de agricultores e presidentes de associações das comunidades de Lagoa de Pedra, Picada, Itú, Porto, Sacramentinho e Japiaçu.







 



Nenhum comentário: