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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Escola pública rural de Ipanguaçu é vencedora pela 3ª vez consecutiva do Prêmio Construindo a Nação



Uma escola pública localizada na zona rural de Ipanguaçu, no Assentamento Tabuleiro Alto, distante mais de 20 km do centro da cidade de Ipanguaçu, receberá pela 3ª vez o Prêmio Construindo a Nação, desta vez referente à edição 2012. O resultado foi divulgado pelos organizadores da premiação nesta semana.

A Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira tem sido reconhecida e premiada nacionalmente por suas políticas de incentivo à leitura literária. Dessa vez, a escola foi premiada pela realização da 4ª "Semana de Línguas", com o tema "De Caminha a Lobato: a evolução da Literatura Brasileira". O Prêmio Construindo a Nação 2012 configura-se, assim, como a 12ª conquista certificação/premiação da escola no triênio 2010-2012 com ações de incentivo à leitura de literatura na escola entre os alunos, principalmente os que compõem o segmento das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

O educador em língua portuguesa André Magri, de apenas 21 anos, é o idealizador do projeto, e conta com total suporte da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, que vem somando resultados positivos para a educação pública ipanguaçuense. O professor nos diz que o projeto nasceu em 2009, quando foram constatadas grandes deficiências na aprendizagem dos alunos, e um grande desapego quanto aos estudos da nossa língua materna e às atividades de leitura e escrita, além de uma forte descrença no potencial transformador da escola. "Hoje, não somos uma escola sem problemas com a leitura. Mas somos uma escola que inquieta-se com os problemas e procura soluções criativas, dinâmicas e politizadas para resolvê-los. Esse é o nosso diferencial, e é por isso que notamos grande evolução no desenvolvimento dos nossos alunos: desde os posicionamentos argumentativos na oralidade até à melhoria significativa nas práticas de escrita reflexiva", comenta o professor. 

Além de fomentar a prática da leitura literária, o projeto pedagógico, realizado desde o ano de 2010, visa incentivar entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental as práticas reflexivas de escrita e cultivar o apego pelas diferentes manifestações artísticas e culturais.

A escola este ano conquistou o 3º lugar na categoria "Ensino Fundamental", que envolveu toda a comunidade escolar. A unidade de ensino é a única escola que permaneceu no ranking das melhores iniciativas da Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental, comparando-se as edições de 2011 e 2012, o que comprova o êxito das ações desenvolvidas na escola quanto ao incentivo da leitura literária entre crianças e adolescentes, experiência essa inédita, já que é a única que tem como foco de trabalho o texto literário.

"Nossa emoção é gigante! Não simplesmente por mais uma premiação, mas por saber que continuamos no caminho certo pela construção de uma escola de alunos livres, que pensam e são livres para construir sua felicidade. Não importa tanto assim a classificação, quando temos a alegria de saber que somos a única escola que permaneceu no ranking, em relação a 2011, e de quebra com a única experiência de todas as premiadas que teve como foco a literatura. Isso é maravilhoso!"

Para a Secretária de Educação Jeane Dantas, o município fica feliz pela conquista de mais um premio e pelas mudanças positivas nas vidas dos estudantes, “A Escola de Tabuleiro Alto já provou que tem competência quando o assunto é a leitura literária, e nossa felicidade é a mesma das crianças, dos adolescentes, dos professores e das famílias que mais vez conseguiram nova façanha dentro da educação pública municipal da nossa cidade.” 

Já para o Prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, a premiação da escola é sinal de uma gestão municipal comprometida com a criança e com o adolescente, e com a educação de todos. "Ficamos muito contentes com o desempenho das escolas municipais, pois são muitos os trabalhos belíssimos que conhecemos. A Escola Adalberto Nobre de Siqueira tem um carinho muito forte pela leitura e pelos livros, e com a dedicação dos profissionais que lá trabalham, a força dos alunos e das famílias, e o apoio da nossa gestão, a instituição tem sido reconhecida pelo Brasil todo, através das atividades que desenvolve com a literatura".

O Prêmio Construindo a Nação 2012 é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil, Confederação Nacional da Indústria – Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social, SESI e parceiros nacionais – Fundação Volkswagen, e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). As premiações ocorrerão entre março e abril de 2013 em local, data e horário a serem posteriormente divulgados.

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