i

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Castelão é o primeiro estádio da Copa 2014 a ser entregue


Castelao
A primeira entrega de obras de estádios para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi realizada neste domingo (16.12). No início da noite, a presidenta da República, Dilma Rousseff, descerrou a placa que simboliza o fim do período de reformas do Estádio Castelão, em Fortaleza, e afirmou que a arena traz orgulho a todos os brasileiros e mostra ao mundo a capacidade do país em realizar os grandes eventos esportivos dos próximos anos. A cerimônia, realizada na área externa do estádio, foi finalizada com uma apresentação do cantor cearense Raimundo Fagner.

"Recentemente estive em Londres, em um estádio, e quero dizer que o Castelão, em todos os sentidos, mostra que somos capazes de ganhar no campo e fora do campo. [O Castelão] mostra que o brasileiro é capaz de superar obstáculos e entregar uma obra desse tipo", afirmou Dilma. "Muitos diziam que não éramos capazes, mas hoje começamos a mostrar que somos e a obra está aí. E queria lembrar uma coisa. Inauguramos hoje, 16 de dezembro, num momento especial. Um momento de esforço, de sorte e de vitória, quando o Corinthians se sagra campeão mundial interclubes. Esse fato, independentemente de qualquer outro, mostra que o Brasil é capaz das duas coisas. De ganhar nos campos e de construir um estádio dessa categoria", disse.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reforçou que, com a entrega da obras, o povo brasileiro dá mostras da capacidade que o país tem para receber grandes eventos esportivos. "Ao entregar o primeiro estádio para a Copa do Mundo de 2014, a cidade de Fortaleza e o estado do Ceará dão um exemplo da capacidade de acolher o maior evento esportivo do mundo. E de fazê-lo com competência, dentro dos prazos e como uma obra que reúne a beleza da sua arquitetura e a modernidade e a eficiência do seu empreendimento".
O governador do estado do Ceará, Cid Gomes, ressaltou que o estádio foi entregue sem aditivos financeiros e antes do prazo. "O estádio só está pronto graças ao empenho e trabalho de mais de duas mil pessoas que trabalharam e suaram. Aqui vamos ter belos jogos".
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, enviou uma mensagem por vídeo para cumprimentar as autoridades brasileiras e o povo cearense pela entrega do Castelão. Segundo o dirigente, que estava no Japão para acompanhar a final do Mundial de Clubes, a data é especial por ser um marco alcançado na preparação do Brasil para a Copa das Confederações, em 2013, e para o Mundial de 2014. "A total renovação do Castelão representa um excelente exemplo da parceria entre governo federal, estados, municípios, Comitê Organizador Local e o povo brasileiro", afirmou no vídeo, transmitido no telão instalado na esplanada do estádio. Blatter afirmou, ainda, estar ansioso para ver pessoalmente, em 19 de junho, o primeiro jogo de Fortaleza na Copa das Confederações, entre Brasil e México.
O estádio
O Castelão tem 63.903 assentos e recebeu investimento de R$ 518,6 milhões, sendo 351,5 milhões de financiamento federal. O estádio será sede de seis partidas da Copa do Mundo de 2014: quatro jogos na primeira fase, sendo um da Seleção Brasileira, e outros dois com cabeças de chave (D1 e G1), além de uma partida das oitavas de final e outra das quartas de final.
Na Copa das Confederações da FIFA 2013, Fortaleza receberá três jogos. São dois pela fase de grupos - Brasil x México (19 de junho) e Espanha contra o campeão da África (23 de junho) - e uma semifinal, no dia 27 de junho.
Fonte: Portal da Copa

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons