i

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Juros do cartão ficam abaixo de 10% pela primeira vez em 17 anos


A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade ( Anefac) calculou que, pela primeira vez em 17 anos, os juros do cartão de crédito rotativo ficaram abaixo de 10% ao mês por conta da redução de 9,99% nas taxas do cartão, em outubro. Essa foi a menor taxa de juros da série histórica, iniciada a partir de 1995. No mês passado, a taxa de juros do cartão de crédito caiu para 9,37% ao mês, frente aos 10,41% registrados em setembro.
A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,31 ponto percentual no mês, passando de 5,81% em setembro para 5,50% em outubro. Em nota, distribuída nesta quinta-feira, a Anefac avalia que as taxas de juros poderão continuar caindo nos próximos meses por causa da melhora da economia e devido à maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos baixarem suas taxas de juros. Segundo a Anefac, a expectativa de redução dos índices de inadimplência no segundo semestre deve dar suporte adicional a essa tendência.
Todas as seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas pela instituição registraram queda nas taxas de juros em outubro. A taxa média recuou 0,31 ponto porcentual no mês (6,81 pontos porcentuais em doze meses), passando de 5,81% ao mês em setembro para 5,50% em outubro. Foi, também, a menor taxa da série histórica.
Robson Pires

Nenhum comentário: