i

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Estudantes do IFRN buscam patrocínio para participar de Congresso de Genética na Argentina

IFRN_ipanguacu

 Um grupo composto por quatro estudantes do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em Ipanguaçu, sendo três de Assú e um de Itajá, está correndo contra o tempo na tentativa de conseguir patrocínio para poder estar presente num evento de envergadura internacional que acontecerá mês que vem em Rosário, na Argentina. O grupo teve um trabalho de pesquisa ambiental premiado na instituição e ganhou o direito de expô-lo no evento.
Por enquanto, apenas um membro do grupo tem participação assegurada no Congresso Latino-americano de Genética (ALAG) na Argentina. Na condição de bolsista do projeto de pesquisa científica, a estudante Camila Carla da Silva conquistou o direito de participar do evento com todas as despesas custeadas pelo IFRN. Porém, ela vê como justo que os demais membros do trabalho tenham o mesmo direito e, por esta razão, decidiram realizar uma campanha em busca de apoio financeiro com este objetivo.
Camila Carla relatou que a pesquisa desenvolvida pelo grupo vinha sendo trabalhada desde o ano passado. A pesquisa buscou identificar a qualidade da atmosfera com a utilização de um vegetal popularmente conhecido como "coração roxo" (Tradescantia Pallida) e que é comumente utilizada na ornamentação de praças e jardins. O trabalho foi laureado dentro de uma competição ao lado de outros 1.175 trabalhos semelhantes. Deste número, 38 pesquisas foram contempladas, uma delas a realizada pelos estudantes do IFRN ipanguaçuense.
A estudante julgou injusto que somente ela possa ir ao Congresso Latino-americano de Genética. "Como todo mundo também merece a participação, todo mundo trabalhou junto, não foi uma coisa que veio por acaso, uma coisa que a gente conquistou com nosso trabalho, com nossa dedicação, a gente está procurando patrocínio para levar os demais alunos", salientou Camila Carla. Para tanto, estão sendo enviados ofícios a várias entidades e instituições com este propósito. O ofício descreve todo o orçamento necessário à ida dos alunos à Argentina.
O documento também contém uma correspondência da direção-geral do campus do IFRN atestando a veracidade do fato. "Vamos sair entregando para algumas autoridades e pessoas de expressão em Assú e região para tentar arrecadar esse dinheiro para viajarmos", ressaltou. Camila Carla registrou que o Congresso se traduz num dos acontecimentos mais importantes de toda a América Latina na área de genética, englobando outras áreas correlatas. "Todos os campos da genética vão ser abordados durante o Congresso", disse ela. 
O EVENTO
O 15º Congresso Latino-americano de Genética (ALAG) está programado para o período de 28 a 31 de outubro próximo, em Rosário, Argentina, e reunirá delegações de diversos países da América Latina e de nações de outros continentes. Paralelamente serão realizados o 41º Congresso Argentino de Genética, 45º Congresso da Sociedade de Genética do Chile e a 2ª Reunião SAG-Litoral. O evento é organizado conjuntamente pela Associação Latino-americana de Genética, Sociedade Argentina de Genética e Sociedade de Genética do Chile, além de outros parceiros.

Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons