i

sexta-feira, 2 de março de 2012

Prova de redação ainda é a mais temida

A redação continua sendo uma das provas do vestibular mais temidas pelos candidatos, principalmente, por ser a prova de maior pontuação. Segundo dados da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na edição do vestibular do ano passado, 54 candidatos zeraram a prova de redação. Desse número, apenas 11 candidatos não fizeram nenhuma das provas, os outros 43 foram eliminados por terem zerado a redação. Para ajudar aos vestibulandos, o Jornal DE FATO conversou com a professora de Redação, Marcela Melo, que esclareceu algumas das dúvidas mais comuns dos candidatos.

De acordo com a professora, a redação deve ser a primeira prova a ser feita pelo vestibulando, pois, além de ser a prova que tem mais pontos é a que deve ser feita com maior cautela, já que é uma produção de texto e deve ser feita enquanto o aluno ainda não está com a mente cansada. Ela orienta ao vestibulando fazer primeiramente o rascunho e não passar logo a limpo para a folha oficial. "Seria melhor que ele fizesse algumas questões objetivas das outras provas para depois revisar o rascunho, para tentar procurar erros ou modificar alguma ideia mal elaborada antes de transcrever o texto", comenta.

O erro mais comum cometido pelos candidatos, segundo a professora, é o uso informal da língua portuguesa, como o emprego de gírias, expressões populares e por vezes até excesso de estrangeirismos.

"Um erro às vezes recorrente é a fuga parcial de tema, o que não faz com que o aluno 'zere', mas fique com a nota bem inferior do que ele imaginaria tirar. Nesse tipo de erro, o vestibulando menciona várias vezes a palavra-chave do tema, mas não analisa propriamente os questionamentos levantados. Mesmo que ele use a norma culta da língua portuguesa e o texto esteja muito bem escrito, a nota será apenas mediana ou até mesmo baixa. Já a fuga total do tema acarretará a nota zero", lembra.

Em relação ao nível vocabular do texto, Marcela frisa que é muito comum professores aconselharem a produção de um texto simples, que não "force a barra" em relação à colocação de palavras mais rebuscadas, que muitas vezes os redatores apenas memorizam para "enfeitar" o texto.

"Também concordo com esse ponto de vista. Porém, se você é alguém que lê muito e naturalmente usa construções gramaticais não tão usuais, com o uso do "cujo", "os quais", termos deslocados e palavras menos populares, como "não obstante" ou "domicílio" em vez de "casa", isso não quer dizer que você queira aparecer, mas sim que tem mais conhecimento da língua portuguesa que seu concorrente. Este tipo de texto é muito bem visto pelos examinadores", informa.

A professora lembra que o que mais vale para que uma redação leve a nota máxima não é necessariamente o conhecimento das técnicas de redação, mas sim o domínio que o vestibulando apresente a respeito do tema, que deve ser abordado com desenvoltura e criatividade. Além disso, o desempenho na hora da prova, como otimizar o tempo da elaboração do texto e ter muita calma para que o candidato não se transforme no seu próprio concorrente, são dicas essenciais.

O vestibulando deve atentar para a estrutura do texto, que deve apresentar, no mínimo, três parágrafos, sendo o ideal quatro. Não há uma quantidade estabelecida de linhas para cada parágrafo, devendo ser observado, porém, que o tamanho da introdução e da conclusão não pode ser maior que o total do desenvolvimento.

"Sugiro que a redação apresente, pelo menos, quinze linhas, não significando que quanto mais linhas escritas, mais alta será a nota", enfatiza.

Blog traz dicas para candidatos
Os alunos da disciplina Rádio na Internet, de uma turma do curso de Comunicação Social, com habilitação em Radialismo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lançaram uma seção na página da internet criada pela turma, denominada "Papo de Rádio", para passar informações para os candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2012).

Entre no conteúdo presente no podcast "Ligado no Vestibular", estão entrevistas comrepresentantes da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) sobre o PSV 2012, com professores dando dicas e macetes para as provas, respostas para dúvidas registradas pelos internautas, além de informações sobre os cursos ofertados pela universidade.

O "Papo de Rádio" e os arquivos gravados pelos alunos no podcast "Ligado no Vestibular" estão disponíveis no endereço www.papoderadio.blogspot.com.

NARA ANDRADE
Da Redação do Jornal De Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons