i

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu da inicio as atividades do ProJovem Adolescente

Programa atenderá 120 jovens da zona rural e urbana e as famílias com os grupos de convivência familiar.

De forma a fortalecer a convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino, o que é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho, e uma das estratégias do Programa ProJovem Adolescente lançado ontem(15) a noite na sede da câmara de Vereadores do município

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, desde o ano de 2009 o governo municipal vem buscando descentralizar as ações da zona urbana e oferecer os serviços sociais nas comunidades rurais, “este ano, além de atender os adolescentes do centro da cidade, atenderemos os das comunidades de Picada e Pataxó, comunidades que receberão pela primeira vez o ProJovem direcionado aos adolescentes. Acreditamos que as oportunidades devem ser direcionada a todos, seja da zona rural ou urbana” fala a secretária que ainda disse que as famílias dos jovens serão integrado nos grupos de convivência familiar.


O Projovem Adolescente – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos. Este ano 120 jovens que serão atendidos no município. O público-alvo é composto, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A ex-integrante do programa, Simone Rodrigues de 18 anos, disse que foi proveitoso a participação no ProJovem “saio com uma bagagem e adolescência riquíssimas com habilidades que hoje posso colocar em pratica na minha vivencia” fala Simone Rodrigues.


Os mais de 120 jovens são das comunidades de Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, São Miguel, Pataxó, Arapuá e do centro da cidade. O projeto deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.



O prefeito Leonardo Oliveira que esteve presente na cerimônia de abertura destacou as inúmeras ações da Prefeitura direcionada aos adolescentes e jovens do município afim de geral oportunidade para a melhoria de vida da população “temos investido e sendo parceiros nos mais diversos setores, acreditamos que capacitar e oferecer espaço para os jovens ajuda-nos a erradicar os problemas que possa atingir os nossos jovens” frisa o prefeito.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e à saúde, e ainda o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.


Estiveram também presente a vice-prefeita, Vera Lúcia, a vereadora Thalita Cosme, a coordenadora do CRAS, Maria Célia, a presidente do COMDICA, Raquel Tavares, secretários e orientadores sociais. 

Assistência aos Idosos

A Secretaria de Assistência Social, Cristina Oliveira, ainda disse que esta programado para a terça-feira(20) a abertura dos trabalhos do Grupo de Convivência Familiar. Ela conta que este ano o grupo atenderá cerca de 100 idosos do centro da cidade. A solenidade de abertura acontece as 15hs no Centro Integrado da Cidadania(CIC).


Veja mais fotos (AQUI)





















Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons