i

terça-feira, 13 de março de 2012

Hackers ‘anonymous’ invadem sites no RN

Um grupo de hackers que se intitula "anonymous" invadiu vários sites de instituições públicas, privadas e políticos e trocou a página principal por uma mensagem de protesto contra a corrupção. A princípio, pode parecer louvável, do ponto de vista político, porém causa prejuízos a instituições sérias e responsáveis como, por exemplo: a Maxmeio.

Neste final de semana e ontem foram invadidos os sites das prefeituras de Natal, Guamaré, Goianinha e Pedro Avelino, além dos sites pessoais do vereador Júlio Protásio, de Natal, e deputado federal Fábio Faria, além do site da Secretaria da Copa (Natal2014), TV Ponta Negra, Câmara Municipal de Natal e também de instituições privadas.

Todos os sites passaram pouco tempo com a mensagem dos anonymous. Alguns, como é o caso do site da Secopa Natal 2014, os gerenciadores preferiram por retirar do ar. "Foi uma questão estratégica. Estamos preparando um relançamento, para entrar numa reta final na luta pela Copa de 2014", explica o secretário Jean Valério, que ontem recebeu mais de 60 técnicos da FIFA que vieram a Natal vistoriar a estrutura de saúde, segurança, mobilidade e o Arena das Dunas. "Está tudo caminhando bem", conclui.

Da parte dos anonymous, quem explica é o hacker que se apresenta com o codinome "r0x_and_l0p3z". "Invadimos, mas não modificamos nada. Nós não danificamos nenhum site, apenas fizemos o ato de protesto em suas páginas para divulgar a ideia 'anon' pelo estado. Nosso alvo são os políticos e empresas ligadas a eles", diz r0x_and_l0p3z, via Twitter, e avisa: "Em breve atacaremos sites de Mossoró", conclui.

Entretanto, é inegável que os ataques a sites a instituições públicas, privados e de políticos deixam prejuízos. A Prefeitura de Natal informou que já adotou medidas jurídicas. O secretário Jean Valério disse que nesta terça-feira se reúne com o setor jurídico para iniciar os procedimentos legais. "É um crime e vamos buscar o caminho legal para se resolver", diz. A equipe de reportagem tentou entrar em contato com as prefeituras de Guamaré, Pedro Avelino e Goianinha, mas não conseguiu. A Maxmeio, que teve vários clientes afetados, divulgou uma nota.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons