i

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu fecha parceria com Itajá para garantir implantação de Núcleo de Apoio à Saúde da Família


Graças a uma parceria entre as prefeituras de Ipanguaçu e de Itajá, as cidades serão beneficiadas com a implantação de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). E os atendimentos já se iniciam nesta semana.

Constituído por uma equipe de profissionais oriundos de diferentes áreas de conhecimento, o NASF é um centro de apoio às práticas em saúde desenvolvidas nas áreas de abrangência do Programa Saúde da Família. Os municípios foram contemplados com o NASF I, variação composta por Psicólogo; Assistente Social; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Profissional da Educação Física e Nutricionista, que atenderão 09 Equipes de Saúde da Família, sendo 06 em Ipanguaçu e 03 em Itajá.

Os atendimentos do NASF já se iniciam nesta terça-feira (11), no Centro de Ipanguaçu. Uma sede definitiva deverá ser construída em breve, bem como um ponto de apoio, a ser estabelecido em Itajá. De acordo com o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, esta é uma conquista aguardada desde o ano de 2010. “A saúde é uma de nossas maiores prioridades, por isso, há mais de um ano, buscávamos uma forma de trazer o NASF para Ipanguaçu, de forma a ampliar ainda mais as ações da saúde básica em nosso município. No entanto, o NASF I só pode atender, no mínimo, a 08 PSFs, enquanto que Ipanguaçu tem 06 e Itajá 03. Decidimos, então, nos unir e formar um grupo gestor do NASF”, explicou o prefeito.

A coordenadora do NASF, a assistente social Valéria Faustino, explica que o programa não se constitui como porta de entrada do sistema para os usuários, mas, sim, no apoio para as equipes de Saúde da Família “Para os usuários receberem o atendimento a população deve ser encaminhada ao NASF, através das equipes e profissionais das demais políticas públicas”, informa Valéria.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons