i

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Projeto promove leitura na zona rural de Ipanguaçu


A comunidade de Arapuá, na zona rural de Ipanguaçu, respirou cultura na tarde da ultima sexta-feira (05). Entre alunos e professores da rede municipal de ensino, mais de 150 pessoas promoveram na praça pública da comunidade diversas atividades com o objetivo de incentivar crianças, jovens, adultos e idosos à prática da leitura, através da “Sexta Literária: Leitura Viva na Praça”, ação da Prefeitura de Ipanguaçu que integra o projeto “Ipanguaçu Cidade que lê”.

A professora da educação infantil Iana Frutuoso disse que o projeto ajuda a desenvolver a imaginação da criança e a criatividade. “Elas libertam tanto a imaginação quanto a oralidade, despertado o prazer para a leitura. O projeto é bem produtivo e faz com que a escola seja mais valorizada pela comunidade”, afirma.

De acordo com a secretária de Educação Jeane Dantas, a “Sexta Literária” foi iniciada pela prefeitura de Ipanguaçu no ano de 2010. “Milhares de alunos já participaram dessa iniciativa de incentivo à leitura, que não acontece só no contexto escolar, mas também fora das escolas, envolvendo a sociedade, aproximando a comunidade da escola”, disse Jeane, que ainda informa que na próxima sexta-feira, dia 12, será a vez de a comunidade Pedrinhas vivenciar a ação.

Durante a “Sexta Literária”, os alunos participam de apresentações públicas de peças de teatro baseadas em clássicos da literatura e contam histórias à comunidade. Além disso, uma grande tenda é armada na praça, abrigando livros e leitores sob a supervisão e incentivo de uma equipe de motivadores formada pelos professores da unidade educacional local.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons