i

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sangria da barragem Armando Ribeiro deve acabar em 20 dias

As chuvas cessaram em várias microrregiões do Rio Grande do Norte, provocando a redução do volume de água de vários reservatórios.

Um exemplo é a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no município de Itajá, que está com o seu volume sendo reduzido desde o último dia 21, baixando de 1,04 metro no dia 20 para 63 centímetros na tarde desta quinta-feira, 26.

A lâmina de água tem baixado três centímetros diariamente e, como não está chovendo na região que deságua na barragem, o sangramento deve cessar em cerca de 20 dias, de acordo com previsão de Geraldo Magela, técnico do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, sangrava com apenas dois centímetros na tarde de ontem.
Mesmo com o volume recuando, as águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegaram até o município de Alto do Rodrigues.

Segundo a Defesa Civil municipal, 10 famílias foram desabrigadas pelos alagamentos provocados pelas cheias e alojadas pela Prefeitura no clube municipal, estádio de futebol e salas de aula de duas escolas.

A Defesa Civil informa também que estradas foram destruídas, impedindo o tráfego de veículos em vários distritos e causando prejuízos no Distrito Irrigado do Baixo-Assu, já que a produção agrícola não pode ser escoada.

Na localidade rural de Barrocas, um açude estourou e a água avançou para as casas localizadas nas proximidades.

O prefeito Eider Medeiros esteve reunido com a Defesa Civil na última quarta-feira, 26, e não descartou a possibilidade de decretar situação de emergência em Alto do Rodrigues.

Fonte: Jornal de Fato 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons