i

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dom Jaime Vieira é o novo arcebispo de Natal

Dom Jaime Vieira Rocha é o novo arcebispo metropolitano de Natal eleito pelo Papa Bento XVI para substituir Dom Matias Patrício de Macêdo. O anúncio foi feito ontem em conformidade com o Código de Direito Canônico que recomenda que todo bispo apresente renúncia ao completar 75 anos de idade. Dom Matias completou a idade limite em 14 de abril deste ano, mês em que apresentou o pedido de renúncia ao Vaticano. Até a posse de Dom Jaime, marcada para 26 de fevereiro de 2012, na Catedral Metropolitana de Natal, Dom Matias Patrício será o administrador apostólico da arquidiocese. O novo arcebispo era até então o bispo de Campina Grande (PB).


Dom Jaime encarou a nomeação como mais uma graça de Deus em sua vida Foto:Juliana Santos/DB/D.A Press
Dom Jaime tomou conhecimento da mudança no último dia 6, porém somente ontem anunciou para a imprensa. Ele recebeu a notícia por meio de um telefonema feito pelo núncio apostólico, representante do Papa no Brasil. A nomeação oficial da Santa Sé ocorreu no dia 12. O anúncio oficial da nomeação foi feito pelo Papa Bento 16; publicado ontem pelo jornal "L'Osservatore Romano" e divulgado pela CNBB.

Visivelmente emocionado, Dom Jaime disse que recebeu a notícia com surpresa, mas encarou como mais uma graça de Deus em sua vida. Ele ainda disse que estava sempre atento aos sinais e a graça de Deus, aberto para os desígnios do criador. Dom Jaime lembrou que esse tipo de transferência é normal e faz parte."Para mim é um momento muito forte, de muita vivência na fé - destacou.

Desde 2005, Dom Jaime é o bispo de Campina Grande (PB). De 2007 a 2008 acumulou o cargo de administrador apostólico da Diocese de Guarabira (PB). Atualmente é o bispo referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, do Regional Nordeste 2; e membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Antes de assumir a Diocese de Campina Grande, Dom Jaime governou durante nove anos (1996 a 2005) a Diocese de Caicó.

Pelo telefone, a governadora Rosalba Ciarline parabenizou Dom Jaime, dizendo que vai continuar trabalhando e ampliando as ações em prol da população. "Fiquei muito feliz em saber da escolha do senhor. Agora que está voltando à sua terra, quero caminhar ao seu lado. Vamos fazer boas parcerias", reforçou a governadora.


Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: