i

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Deputada prognostica que obras de desassoreamento do rio Pataxó iniciarão até 2012

rio_Pataxo
No mais tardar até o primeiro bimestre de 2012 começarão os serviços de macrodragagem do leito do rio Pataxó, empreendimento considerado vital para minimizar os transtornos que o município de Ipanguaçu, região do Vale do Açu, tem enfrentado nos últimos anos, com inundações em praticamente 80% de suas áreas urbana e rural, por conta da elevação do nível d'água do citado manancial hídrico. A previsão animadora foi feita pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), afirmando que pôde discutir o tema recentemente com o prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT).

Fátima Bezerra frisou que os serviços de engenharia que têm por fim desassorear o rio poderão ser iniciados ainda este ano. Porém, se isso não acontecer, prevê que até o começo de 2012 os trabalhos principiarão. "Nossa expectativa é que no mais tardar até o início do próximo ano a obra seja iniciada", reiterou a parlamentar petista. O prefeito Leonardo Oliveira contou que há cerca de 15 dias esteve em Brasília externando sua preocupação com a demora do empreendimento na alçada do Ministério da Integração Nacional. Ressaltou que a ação é fundamental para minimizar os problemas de alagamentos.

A deputada lembrou que seu engajamento na questão observa-se desde 2007, ano em que destinou um aporte de recursos da ordem de R$ 1,2 milhão para a confecção do projeto executivo referente à obra. No início deste ano foram dela as gestões que culminaram com uma audiência, na capital federal, que resultaram na aprovação de uma dotação da ordem de R$ 7,3 milhões para o investimento. À audiência compareceram, entre outros, a própria Fátima Bezerra, o prefeito Leonardo Oliveira, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. 

Expectativa
Ficou determinado que a obra seria tocada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). "O projeto será executado pelo Governo do Estado, mas é importante destacar que o dinheiro será repassado integralmente pelo Governo Federal", observou a deputada federal. Fátima Bezerra adiantou que já advertiu que só esperará pelo início dos trabalhos até o começo de 2012. "Já disse agora novamente ao ministro: nós vamos dar um prazo só até o início do ano que vem pra essa obra começar. Se ela não começar, quem vai pra rua para fazer a mobilização junto com a comunidade é a deputada Fátima Bezerra", arrematou.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons