i

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu leva profissionais de saúde para as escolas públicas


Equipes de saúde estão visitando as escolas públicas de Ipanguaçu, realizando diversos atendimentos no ambiente escolar. A ação, denominada Programa Saúde na Escola (PSE), é realizada pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde. Estima-se que até o final deste ano deverão ser atendidos mais de 4 mil alunos das redes municipal e estadual.

De acordo com a coordenadora do PSE, Almeci Dantas, as equipes de profissionais estão ao encontro da população, realizando, principalmente, ações preventivas, conforme determinação da Prefeitura de Ipanguaçu e do Governo Federal. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos; além dos outros profissionais que compõem a rede municipal de saúde.

“Cada aluno é atendido minuciosamente por todos os nossos profissionais. Caso seja diagnosticada alguma coisa, o aluno passa a ser acompanhado até que seja concluído o tratamento necessário”, informa a coordenadora.

Os mais de 300 alunos das escolas municipais Nelson Borges Montenegro (Picada), Manoel Ivo Ribeiro (Japiaçu) e Maria Natália de Souza (Luzeiro) já foram atendidos. A escola que está recebendo o atendimento atualmente é a Maria Rizomar, no conjunto habitacional Presidente Lula. Nesta escola, mais de 700 alunos da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão atendidos.

“Estamos tornando as escolas um ambiente de promoção de saúde, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Desta forma buscamos a redução das desigualdades e da vulnerabilidade aos riscos à saúde. Isso, claro, implica em uma melhor qualidade de vida não só dos alunos, mas também das suas famílias, além de tornar os próprios alunos multiplicadores que somam seus esforços aos das equipes de saúde que atendem a população de Ipanguaçu”, afirma o prefeito Leonardo Oliveira.

Para a diretora Silvia Viana, a presença da equipe de saúde traz tranquilidade aos estudantes. “Eu vejo com alegria a presença deles aqui na escola. A gente fica mais tranquilo de saber que tá bem e se algum colega tiver algum problema eles descobrem logo e vão cuidar para resolver. Fica até mais fácil se concentrar para estudar”, afirma.

Um comentário:

Blog Pindoba Notícia disse...

Nobre redator venho por meio desse comentário parabenizá-lo pelo excelente blog. Gostaria de firmar uma parceria entre os blogs, em que ambos colocariam os link recomendando na lista de blogs, assim ambos cresceram mais. Esse é o link do meu blog: www.pindobanoticia.blogspot.com (blog de Felipe Guerra/RN) Se aceitar a parceria deixe um comentário me avisando e siga o blog que também farei o mesmo. Grato e mais uma vez parabéns pelo blog Obs: Não precisa aceitar o comentário...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons