i

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Prefeito de Ipanguaçu prega a união dos agricultores familiares do município

Pregando a união dos agricultores familiares de Ipanguaçu, o prefeito Leonardo Oliveira abriu na manhã desta sexta-feira (14) o Dia da Agricultura Familiar, parceria da prefeitura de Ipanguaçu com o Banco do Nordeste. O encontro aconteceu na câmara de Vereadores e contou com as participações do gerente da agência do BNB, Gean Alex Couto; o presidente da Câmara dos Vereadores, Tunefis Morais; o gestor regional da EMATER/RN, Evilasio Dantas; o secretário municipal de Agricultura, Jaires Azevedo e a secretária municipal de Educação, Jeane Dantas.

Segundo Gean Alex Couto, o Dia da Agricultora Familiar é uma ocasião de oportunidade aos agricultores, onde são discutidas estratégias, dúvidas são esclarecidas e são passadas informações sobre políticas publicas para a agricultura familiar e linhas de créditos para o homem do campo. Durante o encontro, foram apresentados o Programa de Compra da Merenda Escolar e políticas de extensão rural da EMATER.


Para o prefeito Leonardo Oliveira, encontros que venham fortalecer a agricultura familiar são de grande importância. “Incentivamos os agricultores do nosso município, com capacitação, corte de terra, apoio técnico, organizando as feiras da agricultura familiar, entre diversas outras iniciativas. Entendo que o Banco do Nordeste é um parceiro do povo do campo e tem um grande papel no fortalecimento da agricultura familiar, mas a classe dos agricultores precisa se unir, se organizar melhor. A sabedoria popular já diz que a união faz a força. A prefeitura os apoiará nisso também” destaca o prefeito.

A preocupação do prefeito se justifica. De acordo com a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, apesar de mais de 60% da população de Ipanguaçu residir na zona rural e de a agricultura familiar ser um dos pilares da economia local, a prefeitura tem tido dificuldade de adquirir produtos junto aos pequenos produtores para compor a merenda escolar. “Este problema não é só de Ipanguaçu, mas de diversos municípios na região. Havendo união, a produção deles aumentará e poderá atender não só a prefeitura de Ipanguaçu”, avalia Jeane.

Seu Francisco Luciano, 57 anos morador da Fazenda Itú, foi ao evento em busca de informações, no intuito de abrir uma linha de crédito para aumentar sua produção. “Quero ter condições de vender meus produtos para a prefeitura, para fazer as merendas das crianças nas escolas. Vou aumentar a produção e fazer uma renda melhor, se Deus quiser”, afirmou.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons