i

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Infraero anuncia liberação de R$ 10 mi


Os aeroportos das cidades de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assú e Mossoró serão recuperados com recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), da Infraero. A informação foi passada à governadora Rosalba Ciarlini na manhã de ontem pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale, durante visita às obras do Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim.

Rosalba Ciarlini assistiu a uma exposição sobre as obras e depois fez um sobrevoo na área onde está sendo construído o aeroporto, acompanhada do presidente da Infraero, que garantiu que o terminal estará pronto em 2013, antes da realização da Copa do Mundo. Gustavo Vale também se mostrou satisfeito com essa primeira etapa das obras, que são de responsabilidade da Infraero.

Concluído esse processo, a estrutura será entregue para as empresas privadas que venceram o leilão iniciar as obras físicas do aeroporto. "As obras estão rigorosamente dentro do prazo e, de acordo com o nosso cronograma, vamos entregar tudo pronto até 2013 para que a empresa que ganhou a licitação possa concluir o terminal de passageiros. A parte de infraestrutura da pista, o pátio de aeronave e as saídas rápidas estarão prontos", garante.

Gustavo Vale informou à governadora a liberação de R$ 10 milhões para recuperar os aeroportos de Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Assú. O recurso será proveniente do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). Os aeroportos dessas cidades enfrentam sérios problemas estruturais, principalmente Mossoró e Assú.

Em Mossoró, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), de Recife (PE), chegou a interditar o aeroporto Dix-sept Rosado, depois da constatação técnica da existência de 44 problemas graves que poderiam ocasionar acidentes com aeronaves comerciais. O principal problema foi relacionado à cerca, iluminação e terminal de embarque e desembarque.

Em Assú, o aeroporto precisa de limpeza, ampliação da pista e também controle de acesso, além de sinalização. "Vamos contar com o apoio do presidente da Infraero, através do Profaa, para obtenção de recursos com o objetivo de modernizar e adequar o aeroporto de Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Assú", disse Rosalba. 

A governadora declarou que deverá se reunir com Gustavo do Vale em Brasília (DF) no mês de outubro, para levar toda a demanda e necessidade das regiões atendidas por esses aeroportos. A expectativa é que a portaria ministerial que institui o Profaa esteja pronta até dezembro deste ano, com os recursos assegurados para obras possivelmente no próximo ano.

Fonte: Jornal de FATO

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons