i

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu imuniza 100% das crianças na segunda etapa de vacinação contra pólio e sarampo


Imunização do sarampo.
A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu mais uma vez conseguiu imunizar 100% do publico alvo na segunda etapa de vacinação contra a pólio e o sarampo, iniciada no último dia 01 de agosto. Na primeira etapa, ocorrida em junho, o município já havia conseguido o feito. A meta do Governo Federal era vacinar pelo menos 95% do público alvo.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Sumaira Fonseca, o expressivo resultado foi atingido graças ao trabalho informativo e de incentivo realizado junto à população pelas equipes de Saúde da Família. “O bom trabalho dos agentes comunitários de saúde em mobilizar a população, em especial os pais para a importância da vacinação, foi fundamental. O município está de parabéns”, disse a secretária.

Tanto esforço é justificado pelas graves consequências que as duas doenças podem causar às crianças. A pólio, por exemplo, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo, é uma doença aguda altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas pelo corpo, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre até mesmo pela respiração do doente. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Imunização da pólio.
Para o prefeito Leonardo Oliveira, munidos de informações, os pais ipanguaçuenses tem compreendido a importância que as vacinas têm para a saúde das crianças. “Vamos incentivar e informar a todos para a importância da vacinação. Temos desenvolvido diversas campanhas informativas pela cidade, sobre diversos assuntos, e a população tem correspondido, sendo nossa grande parceira”, ressaltou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais que trabalham na área da saúde realizam visitas constantes às residências e lembram aos moradores de cada bairro as datas de vacinação de cada faixa etária, bem como participam de todas as campanhas realizadas pela prefeitura.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons