i

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu capacita cidadãos para a construção civil

A Prefeitura de Ipanguaçu está capacitando mais de 70 homens e mulheres na área da construção civil. Os cursos de qualificação profissional em pedreiro, pintor, azulejistas e gesseiros que se iniciaram no último dia 29 de julho têm uma carga horária de 200 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. A qualificação é fruto de parceria entre a prefeitura de Ipanguaçu, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Instituto Êpa.

O bom momento vivido pela construção civil no Brasil, especialmente no Nordeste, está gerando um número crescente de vagas de emprego. O problema é que, não raro, faltam profissionais qualificados para preenchê-las. A iniciativa da prefeitura pretende tornar os participantes aptos a ingressarem no mercado de trabalho.

Os alunos terão aulas sobre aspectos diversos, tais como: planejamento do trabalho em processos construtivos; alvenaria sem função estrutural; concretagem; paredes e tetos; componentes de revestimentos decorativos e artefatos de concreto; EAD (legislação trabalhista); segurança do trabalho; empreendedorismo; tecnologia da informação e meio ambiente.

“Em Ipanguaçu, e no Brasil como um todo, há carência de mão de obra no setor da construção civil. Estamos investindo na formação desses cidadãos para que eles estejam preparados, adquiram a habilidade técnica exigida para que possam se beneficiar, obtendo emprego ou até mesmo uma renda extra. Vale salientar que o certificado do curso tem validade em todo o território nacional”, afirmou o prefeito Leonardo.

Para Cristóvão Tavares da Costa, aluno do curso, a oportunidade é muito bem-vinda. “Estou animado! Com o curso vou poder trabalhar com serviço particular e ter uma renda bem melhor do que a tenho hoje em dia”, afirmou.

De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, após a capacitação, outros cursos na área de construção civil serão oferecidos pela prefeitura. “Estamos analisando quais as maiores demandas locais para oferecer cursos que as supram. Tudo com muito cuidado e seriedade”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons