i

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Para Motta, "conjuntura" motivou volta da reeleição

Presidente da AL teve mandato renovado ontem, com 16 meses de antecipação e 21 votos favoráveis
A atual mesa diretora da Assembleia Legislativa (AL) foi reeleita ontem para o biênio 2013-2014. O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN), recebeu 21 votos favoráveis. O deputado estadual Antônio Jácome (PMN) se absteve, o deputado Fernando Mineiro (PT) votou contra e o deputado Walter Alves (PMDB) em branco. Os demais cargos da mesa também foram reeleitos.


Por ampla maioria, deputados reconduziram a atual mesa diretora até 2014 Foto:Eduardo Maia/DN/D.A Press
Além de Ricardo, continuarão compondo a mesa os deputados estaduais Gustavo Carvalho (PSB) - 1º vice-presidente - eleito com 13 votos; Leonardo Nogueira (DEM) - 2º vice-presidente - com 19 votos ; Poti Júnior (PMDB) - 1º secretário - 20 votos; Raimundo Fernandes - 2º secretário - 19 votos; Vivaldo Costa (PR) - 3º secretário - 19 votos; e Dibson Nasser (PSDB) - 4º secretário - 20 votos. Após sua reeleição, Motta negou que o processo tenha prejudicado sua relação com o PMDB.

De acordo com Ricardo, a quebra do acordo firmado com os peemedebistas para que o deputado estadual Walter Alves (PMDB) assumisse ocomando da Casa no segundo semestre deste ano ocorreu devido "às mudanças da conjuntura política na Assembleia". Ele destacou que os deputados estaduais peemedebistas Hermano Morais, Gustavo Fernandes, Nélter Queiroz, Poti Júnior e José Dias apoiaram o projeto que o reconduziu para o cargo.

Com a reeleição da mesa, PSB e PR perderam seus espaços. Isso porque Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa, filiados às duas siglas, respectivamente, estão de malas prontas para o Partido Social Democrático (PSD), que será liderado no estado pelo vice-governador Robinson Faria. O deputado estadual Fábio Dantas (PHS), que votou favorável à reeleição da chapa, criticou a falta de pluralidade na divisão partidária dos cargos da mesa. "Acho que poderia haver uma melhor divisão", afirmou.

Os parlamentares estaduais derrubaram a reeleição, em dezembro do ano passado, em votação unânime. Seis meses depois e com apenas seis mudanças na configuração da Casa, a proposta foi alterada. A PEC da reeleição estabeleceu que fica vedada "a reeleição para o mesmo cargo na legislatura, imediatamente, subsequente e permitida dentro da mesma legislatura". Com a sequência de votações articuladas, a atual mesa ganhou a prerrogativa de permanecer durante toda a legislatura. 


+ Mais 
Ricardo vê PSD com Rosalba

Fonte: Allan Darlyson/ Diário de Natal

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons