i

terça-feira, 19 de julho de 2011

Vale espera sangria da Armando Ribeiro

O retorno das chuvas pode provocar nova sangria na barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, a maior do Estado. Essa seria a primeira vez desde sua construção que o açude transbordaria duas vezes no mesmo ano. A barragem construída há 28 anos, em 1983, sangrou a primeira vez em 1985, num dos maiores invernos do Nordeste, mas nunca se repetiu no mesmo ano de inverno.

As precipitações fora de época são provocadas pelo fenômeno "Ondas de Leste", perturbação no campo da pressão atmosférica sobre o oceano atlântico, comum numa região que se estende da Zona da Mata, no RN, até o recôncavo baiano. Como neste ano a ocorrência está muito intensa devido à presença de outro fenômeno, o La Niña, as chuvas têm alcançado as regiões mais próximas do litoral, como a Oeste.

Desde o final de semana, quatro açudes começaram a sangrar no RN. No domingo, o Gargalheiras, em Acari, e o Cruzeta, em Cruzeta, ambos no Seridó, a montante da Armando Ribeiro, começaram a lavar as paredes de contensão. Ontem pela manhã, foi a vez do açude Pataxó, em Ipanguaçu, a jusante. A lâmina d'água chegou a 10 centímetros, deixando a população em alerta.

O agente de engenharia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), escritório de Assú, Geraldo Magela, disse que a água da Armando Ribeiro está na "cota 54-80", o que significa que faltam 20 centímetros para o seu transbordamento. Ainda assim, ele assegura que é preciso muita chuva para fazer o açude sangrar novamente. "As sangrias no Seridó, neste fluxo baixo, ainda não representam preocupação para o Vale", garante.

Se depender do tempo, não vai faltar chuva. A meteorologia prevê que a massa de ar frio que vem do oceano atlântico em direção ao litoral, trará chuvas pelo menos até agosto. No final de semana, o tempo ficou fechado em praticamente todo o Estado, chovendo nas principais cidades do interior. Em Natal, ruas ficaram inundadas e em pelo menos dois trechos o tráfego foi interrompido.

Ipanguaçu, um dos municípios que mais sofrem com as enchentes, começa a se preocupar. A Defesa Civil explica que o novo aumento no fluxo do Pataxó pode trazer novas inundações para o município que está no mesmo nível do rio. Ainda assim, o vice-presidente da Comissão, Joildo Lobato, disse que o grupo vai esperar o comportamento das águas até sexta-feira, 22, para tomar providências mais significantes.

Oeste
No sábado, depois de uma chuva 130 milímetros, o açude Apanha Peixe, na comunidade de mesmo nome, sangrou pela segunda vez neste ano. A estrada de acesso ficou inundada, dificultando a vida dos moradores.

Recursos para o Pataxó serão liberados hoje
A possibilidade de nova sangria da barragem Engenheiro Armando Ribeiro, no Vale do Açu, acontece uma semana depois de o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, anunciar a liberação de R$ 7,3 milhões para obra de macrodrenagem do rio Pataxó, em Ipanguaçu. Nos últimos invernos mais intensos, centenas de famílias têm ficado desabrigadas devido a inundações de bairros inteiros pelo rio.
Ontem, o prefeito Leonardo Oliveira voltou a Brasília para a solenidade de assinatura do convênio entre o Ministério e o governo do Rio Grande do Norte. De acordo com Joildo Lobato, que também é secretário de licitações da Prefeitura de Ipanguaçu, a partir da assinatura do convênio, espera-se que o Estado publique o edital de licitação: "quando se assina um convênio existe um prazo determinado para liberação de recursos", frisa.

Na quarta-feira, 14, o prefeito esteve em Brasília com a deputada Fátima Bezerra e o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Jader Torres, quando foi anunciada a liberação dos recursos.

A medida serviria para diminuir os casos de alagamento no município de Ipanguaçu que desabrigam famílias e destroem plantações. Só neste ano, pelo menos 163 famílias foram desabrigadas na zona rural. Em todo o município, mais de duas mil pessoas foram prejudicadas.

Por JOTTA PAIVA
Da Redação/Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons