i

terça-feira, 19 de julho de 2011

Professora de Ipanguaçu participará de seminário relativo às Olimpíadas de Língua Portuguesa

centro_de_convencoes_de_brasilia
Ipanguaçu – Profissional do quadro técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ipanguaçu, região do Vale do Açu, a professora Aloma Saraiva foi selecionada para ser um dos docentes de todo o território nacional presentes a um seminário programado para o final de agosto próximo na capital federal, correspondente às Olimpíadas de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Organizado pelo Ministério da Educação e outras entidades e instituições parceiras, o seminário está previamente confirmado para os dias 29, 30 e 31 de agosto, em Brasília.

"É uma honra receber este convite para representar nossa cidade nesse seminário em nível nacional", ressaltou Aloma Saraiva. No entendimento da professora o convite para participar do evento, onde estarão representantes de todos os Estados da Federação, é uma prova de reconhecimento ao trabalho que foi realizado sob sua coordenação, em 2010, no município de Ipanguaçu. "Vejo isso como um reconhecimento pelo fato de eu ter sido a coordenadora das Olimpíadas de Língua Portuguesa, no ano passado, em Ipanguaçu", arrematou. Ressaltou que todos os custos pela participação serão assumidos pelo Ministério da Educação.

A representante do município de Ipanguaçu disse que coordenou as atividades das Olimpíadas em 2010 sem ter participado de qualquer capacitação. "Minha atuação ocorreu basicamente no sentido de prestar alguns esclarecimentos e no suporte teórico", explicou. Aloma Saraiva adiantou que o seminário se traduz justamente numa etapa de formação para os que terão a incumbência de gerenciar os estágios locais das Olimpíadas de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro em cada cidade brasileira. Frisou que esse treinamento observa-se sempre no ano anterior à edição seguinte do certame olímpico.
Evento contará com programação diversificada 
A professora Aloma Saraiva declara que a programação do seminário, durante os três dias de realização, será recheada de mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentação de projetos e trabalhos pedagógicos, etc.

O evento, que ocorrerá nas dependências do Centro de Convenções de Brasília, deverá reunir 400 representantes de todo o país. Adiantou que o itinerário permitirá oportunidade para que alguns municípios possam apresentar experiências bem-sucedidas no setor educacional. "Eu entendo que o fato de ter vindo este convite para Ipanguaçu é uma demonstração de que o trabalho que aqui foi desenvolvido através das Olimpíadas foi de boa qualidade", observou Aloma Saraiva.

Realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das quarta e quinta séries do Ensino Fundamental (quinto e sexto anos do Ensino Básico de 9 anos), das sétima e oitava séries do Ensino Fundamental (oitavo e nono anos do Ensino Básico de 9 anos) e segundo e terceiro anos do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos.
Fonte: O mossoroense 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons