i

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Oeste envia menos pacientes para o HRTM

Os hospitais da região Oeste, com os investimentos feitos até agora pelo Governo do Estado, já estão enviando menos pacientes para o HRTM, de Mossoró
Com os investimentos realizados nos últimos quatro meses nos hospitais regionais de Pau dos Ferros, Apodi e Caraúbas, o Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, de Mossoró, já registra queda no número de pacientes vindos do Alto Oeste Potiguar.
Segundo o secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, estes são os primeiros efeitos do processo de regionalização dos serviços de saúde no Rio Grande do Norte, que passa essencialmente pelo fortalecimento das unidades hospitalares regionais.
Ainda conforme o secretário, os investimentos nos hospitais regionais continuam. Em Apodi, por exemplo, está sendo instalado um aparelho de raios-x e investidos cerca de R$ 300 mil na estrutura física. Estão sendo recuperados pronto-socorro, centro cirúrgico, enfermarias etc.
No hospital regional de Pau dos Ferros, que atende uma região de quase 250 mil habitantes de 36 cidades, o diretor-geral Etelânio Vieira Figueiredo informou que houve avanços nos setores de anestesista, cirurgião e pediatria, que estão com escalas completas.
Ainda com relação a médicos, falta ortopedista e neurologista. Na cardiologia, o diretor observou um grande avanço com a implantação da telemedicina. Também destacou que o hospital recebeu reforço nos leitos de UTI (5), com contratação de profissionais.
Etelânio Figueiredo destacou que no mês de agosto todas as escalas vão estar completas. Ao mesmo é esta a expectativa passada pela Secretaria Estadual de Saúde. Atualmente, pacientes com fratura em Pau dos Ferros não estão sendo enviados para Mossoró.
O diretor-geral observou uma medida que humanizou e melhorou muito o funcionamento do Hospital Regional de Pau dos Ferros. Trata-se da orientação do Ministério Público para o hospital suspender os atendimentos ambulatoriais. Isto fez reduzir em 70% os atendimentos.
Nestes casos, as pessoas com necessidades de atendimento ambulatorial estão sendo encaminhadas pelo setor de triagem para os postos de saúde e equipes de Programa de Saúde da Família dos municípios. Na opinião do diretor, a população da região está compreendendo.
Em Caraúbas, o diretor-geral Alfredo José, do Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva, que atende a população de 220 mil habitantes de 13 cidades da região, explicou que o número de atendimento no hospital aumentou quatro vezes com os investimentos feitos no hospital.
"Os partos que antes eram enviados para as cidades de Almino Afonso e Mossoró, agora são feitos em Caraúbas", destaca Alfredo José, lembrando que também várias outras cirurgias também são feitas no hospital e alguns poucos casos são enviados para Mossoró. Elogiou a telemedicina, pela agilidade no diagnóstico nos casos de cardiopatia.
Já o hospital Regional Hélio Marinho, de Apodi, os investimentos na infraestrutura, equipamentos e profissionais estão em andamento, segundo relata o diretor Ivanildo Lima de Oliveira, que trabalha com a perspectiva de avanços já para o mês de agosto e setembro. Também já reduziu o enviou de pacientes para o HRTM, de Mossoró.

No HRTM, em Mossoró, o diretor Ney Robson disse que ainda existem problemas para fechar a escala médica de pediatras e ortopedistas. Garante que os investimentos feitos na unidade melhoraram o atendimento à população. Tornou mais humano.
Esta informação é contestada pelo engenheiro Marcos Vinícius. "Saí doente ontem (terça-feira) com o descaso no HRTM... muitas pessoas jogadas no corredor!! cena lamentável", relata. O diretor disse que a população precisa compreender e reconhecer os esforços que estão sendo feitos pelo Governo do Estado para garantir o atendimento de saúde na região.
Compreendendo ou não, o quadro geral na saúde pública na região oeste teve um pequeno avanço com os investimentos nos hospitais regionais. A redução no número de atendimento de pacientes do Oeste no HRTM é o reflexo da regionalização da saúde pública. O diretor Ney Robson ficou de enviar ao JORNAL DE FATO o percentual exato desta redução, mas até o fechamento desta edição ele não o fez. A Secretaria de Saúde informa que os investimentos vão continuar nos próximos meses/anos no processo de fortalecimento dos hospitais regionais.

Fonte: Jornal de Fato/Cezar Alves
Da Redação

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons