i

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Festa de Sant'Ana, um patrimônio

A mais tradicional festa do Seridó tem início hoje, em Caicó, prosseguindo até dia 31 deste mês


No encerramento do evento, o Iphan entregará o título de reconhecimento à festa, terceira do país a receber tal comenda Foto: Eduardo Maia/DN/DA Press
A tradicional Festa de Sant'Ana, que começa hoje e encerra no dia 31, tem um componente a mais este ano para incrementar os festejos, atrair turistas e encher o povo seridoense de orgulho de sua terra. O bispo da Diocese de Caicó, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, e o prefeito da cidade, Bibi Costa, além de outras instituições que promovem o evento vão receber no último dia de comemorações, das mãos de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o título de reconhecimento da Festa de Sant'Ana como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. Esta é a primeira edição da festa após a inscrição no Livro de Registro das Celebrações que aconteceu no dia 10 de dezembro de 2010. Apenas as festas religiosas do Círio de Nazaré, na cidade Belém do Pará, e a Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis (Goiás), têm o mesmo título.

Para o prefeito de Caicó, Bibi Costa, o reconhecimento é um verdadeiro atestado do patrimônio que jáexiste e motiva não apenas as autoridades a trabalharem mais, como o próprio seridoense a entender a grandeza deste evento. "Isso nos enche não apenas de orgulho, mas sobretudo de responsabilidade para mover todos os meios de preservar essa cultura e possibilitar aos visitantes um evento de qualidade", disse o prefeito. O bispo da Diocese de Caicó, Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, também exaltou o reconhecimento. Para ele, a festa ganha um valor enorme com esse título aumentando mais ainda o peso cultural, religioso e social que o evento já congrega. "Como igreja sentimos uma grande satisfação por esse título, não apenas porque são poucas festas religiosas no país que o detém, mas porque sabemos do efeito simbólico e devoção que é muito grande para todas as famílias do Seridó", ressaltou o bispo.

Segundo explica o arqueólogo do Iphan, Onésimo Santos, o principal efeito deste reconhecimento é que, a partir de agora, o Iphan poderá trabalhar na elaboração de projetos que visem a preservação da festa. Nos dois dias seguintes à cerimônia de entrega acontecerão as primeiras reuniões sobre o Plano de Salvaguarda da festa. Entre as diretrizes estabelecidas durante a instrução do processo de registro para sua salvaguarda estão: a implantação de ações que incentivem e garantam a transmissão dos saberes das mestras de chouriço e do ofício das bordadeiras; a implementação de um Programa de Educação Patrimonial em escolas da rede pública para difundir o conhecimento a respeito do patrimônio cultural nacional e local; e a criação de um Memorial de Sant'Ana e de um roteiro histórico da festa para que visitantes e moradores de Caicó tenham contato com os principais monumentos e lugares importantes dessa localidade. 


Fonte: Diário de Natal

+ Mais 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons