i

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saúde do Trabalhador: Prefeitura de Ipanguaçu inicia capacitação para todas as equipes do Programa Saúde da Família no município

Visando aperfeiçoar o diagnóstico e o tratamento de casos relacionados à saúde do trabalhador, a Prefeitura de Ipanguaçu iniciou nesta quarta-feira (22) um curso voltado para os profissionais que formam todas as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) em atuação no município. A capacitação, dividida em três módulos, terá continuidade até o final do ano e é fruto de uma parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

De acordo com a técnica Vera Cristina, especialista em Saúde Pública, a capacitação dotará os profissionais de todos os recursos necessários para reconhecer com sucesso casos afins com a saúde e segurança do trabalho. “Preparar esses profissionais do Programa Saúde da Família é um passo muito importante, pois as equipes envolvidas atuarão de forma estruturada, contínua e próxima aos locais onde as atividades se desenvolvem, possibilitando a identificação e proposição de alternativas de soluções dos problemas relacionados ao trabalho”, frisa Vera Cristina.

Segundo normas do Ministério da Saúde, a equipe do PSF precisa ser capaz de atuar com criatividade e senso crítico, aliando esses critérios com uma prática humanizada, competente e que envolva ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação. Além disso, os profissionais devem ser capazes de planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações que respondam às necessidades da comunidade, articulando os diversos setores envolvidos na promoção da saúde.

Para a secretária de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, esse estudo se reverterá em benefícios para a comunidade, que terá profissionais melhores preparados para atuar e construindo uma base para uma crescente qualidade de vida dos servidores das instituições públicas e privadas do município.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons