i

segunda-feira, 6 de junho de 2011

RN realiza a primeira captação de órgãos para transplante no interior

Do Diário de Natal 
 (Carlos Costa/Divulgação)
Pela primeira vez no Rio grande do Norte, uma equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) conseguiu realizar a captação de órgãos para transplantes, em uma unidade hospitalar no interior do estado. A cirurgia ocorreu na noite deste sábado (4) no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O procedimento foi realizado por dois médicos cirurgiões que fazem parte da equipe da Central. Eles embarcaram de Natal no avião do Governo do Estado rumo ao município.
 
De acordo com informações do coordenador da Central de Transplantes da Sesap, Rodrigo Furtado, foram retiradas as duas córneas e dois rins, que serão destinado a pacientes do estado; além de um fígado que será transplantado em um paciente de Fortaleza. A doadora dos órgão trata-se de uma mulher de 61 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral.
 
Participaram da cirurgia para captação dos órgãos a coordenadora da Central de Transplantes de Mossoró, Dra. Elizabeth Carrillo; os cirurgiões Dr. Fernando Lisboa Jr., Dr. Alexandre Borges e Dra. Keli Regina Holanda Rego; o anestesista Dr. Francisco Charles Raulino; e as enfermeiras Luana Moraes, Lourdens Miranda, Pecilla do Vale, Suzete Medeiros, Rejane Felix  e  Francineide Paula.
 
Atualmente, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado do país com maior captação de órgãos para transplante, ficando atrás, apenas, de Santa Catarina e São Paulo. Com a boa estrutura existente no Hospital Regional Tarcísio Maia e o treinamento que está sendo oferecido à equipe médica de Mossoró, a expectativa é que o município se transforme no segundo pólo de transplantes do RN, já que Natal ainda é a única cidade a realizar o procedimento.
 
Visando esse potencial, o Hospital Albert Einstein convidou no último mês de maio, 20 profissionais de Natal, entre médicos e enfermeiros, a participarem de um treinamento em São Paulo, na sede da instituição. A expectativa agora, é que no segundo semestre desse ano, uma nova equipe do Hospital Tarcísio Maia participe da mesma capacitação.

Fonte: Retirado do DN online

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons