Prevenir e conscientizar. Com esse intuito, a Prefeitura de Ipanguaçu tem realizado desde a manhã desta quinta-feira (09) ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no próximo dia 12. Este ano a campanha destaca o tema: “Trabalho Infantil – Deixar de Estudar é um dos Riscos”.
De acordo com a secretária de Ação Social de Ipanguaçu, Cristina Oliveira, os trabalhos buscam sensibilizar a população. “As crianças e adolescentes são pessoas em desenvolvimento, que precisam ter a oportunidade de crescerem e se tornarem adultos física e mentalmente saudáveis. Para isso precisam estudar e brincar, direitos assegurados pela Constituição Federal”, afirmou.
Palestra, teatro de fantoches, visitas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar, apresentações culturais, entre outras ações estão previstas para acontecer nas escolas, intuições, programas e projetos desenvolvidos na cidade.
Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Valéria Faustino, as ações promovidas pela Prefeitura também incluem apoio, através do trabalho de assistentes sociais, às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco social e pessoal, por ocorrência ou situação do trabalho infantil. “É preciso apoio incondicional da sociedade para erradicar o trabalho infantil. Apenas juntos, resolveremos esse mal que ainda assola o Brasil”, frisa Valéria.
Nesta sexta-feira, crianças e adolescentes participam de uma programação especial na Praça Nossa Senhora de Lourdes, próximo à sede da prefeitura, às 08 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário