i

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dragagem no leito do Rio Pataxó deve começar ainda em 2011

IPANGUAÇU – O prefeito de Ipanguaçu, região do Vale do Açu, Leonardo da Silva Oliveira (PT), pretende manter-se vigilante no sentido de que haja a necessária celeridade por parte do Governo do Estado com a finalidade de diligenciar as providências para que o projeto de dragagem do leito do rio Pataxó possa começar ainda em 2011.
Com este propósito, ele esteve, quinta-feira da última semana, dia 16, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na capital potiguar. “É indispensável que o governo agilize o que tem que ser feito para esta obra começar”, frisou o prefeito.
A preocupação do chefe do Executivo é que o órgão estadual possa proceder com brevidade as ações que são de sua competência para que o projeto de engenharia seja executado. A obra hídrica será financiada pelo Governo Federal por intermédio do Ministério da Integração Nacional.
Leonardo Oliveira informou que o órgão federal destinou para o investimento recursos financeiros da ordem de R$ 7,2 milhões. Na interpretação do gestor público, a dragagem do rio é vital para reduzir a incidência de inundações à cidade durante os períodos do inverno mais intenso.
O prefeito julgou de extrema importância que os serviços de dragagem se verifiquem para aprofundar o leito do rio e, consequentemente, impedir que sejam repetidos os transtornos provocados pelo transbordamento do açude público de Pataxó, como ocorreu este ano.
A vazão fez com que a lâmina de vazão elevasse o nível de água do rio homônimo e, em razão do grande assoreamento do manancial hídrico, invadisse diversos setores rurais e periféricos do município, forçando a retirada de dezenas de famílias de seus lares por conta dos alagamentos. “A enchente só atingiu as moradias porque o rio Pataxó está bastante assoreado”, declarou Leonardo Oliveira. 
ENCAMINHAMENTO
Leonardo Oliveira registrou que procurou a Semarh porque, de acordo com o que foi definido, o empreendimento será custeado pela União, porém, a obra será tocada pelo Governo do Estado, via Semarh, para quem a dotação orçamentária será repassada por intermédio do Ministério da Integração Nacional.
O aporte financeiro para os serviços de dragagem do rio Pataxó foi assegurado pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, durante audiência na qual recebeu, em Brasília, o prefeito de Ipanguaçu, quando do instante mais crítico das inundações no município, no inverno deste ano. “Naquela oportunidade ficou acertado que esta ação será feita por intermédio do Governo do Estado”, concluiu o governante municipal.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons