i

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Consumo de energia cresce 5,21% no RN e é maior que média nacional

Nos últimos 12 meses, o crescimento no consumo da eletricidade no Rio Grande do Norte foi de 5,21%, segundo informações da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). Esse número é quase 1% maior do que a média do Nordeste, que nos últimos 12 meses registrou aumento de 4,4%.

De janeiro até maio deste ano, o consumo do serviço au-mentou 0,88% em relação ao mesmo período de 2010. Em comparação com o Nordeste, o crescimento foi pra-ticamente um terço menor. De acordo com o boletim mensal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), nos últimos cinco meses o NE consumiu 2,7% a mais do que o mesmo período de 2010.

O boletim mostra que, em maio, houve redução de 0,9% no consumo residencial do RN. Segundo o EPE, isso se deu devido à antecipação do período chuvoso, que deixou a temperatura mais baixa na comparação com o ano passado, explicando um consumo menor de eletricidade nas residências.

Retração também no consumo de energia nos setores de comércio e serviço. A redução foi de 2,1% frente a 2010. A contração foi registrada também nos Estados de Pernambuco (-1,5%), Ceará (-4,9%) e Alagoas (-03%). Em todo o Nordeste, inclusive, o consumo foi praticamente o mesmo do ano passado (variação de -0,1%). O Nordeste também apresentou decréscimo do consumo total (-1,2%), decorrente do desempenho negativo do segmento industrial.

PAÍS
O consumo nacional de energia elétrica somou 35.221 gi-gawatts-hora (GWh) em maio deste ano, ficando 2,8% acima do mesmo mês de 2010. No acumulado do ano, o consumo total aponta para um aumento de 3,8% e, em 12 meses, de 5,6%. A pesquisa revela que no Brasil o consumo residencial de energia elétrica totalizou, no último mês de maio, 9.141GWh, ficando 5% acima do mesmo mês de 2010.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons