i

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ipanguaçu se mobiliza no Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Composta por crianças e adolescentes, a Banda Filarmônica Elizaldo Rodrigues dos Santos, do município de Ipanguaçu, apresentou-se esta manhã no centro da cidade, como parte de um conjunto de ações promovidas pela prefeitura em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em todo o país nesta quarta-feira (18). A apresentação, que visivelmente comoveu boa parte dos presentes, torna-se ainda mais emocionante quando se sabe a trajetória de alguns dos pouco mais de 60 jovens músicos. Alguns, já conseguindo renda própria com a arte que estão aprendendo.

O estudante Francisco Antônio de Araújo, de 09 anos, é um dos mais novos na banda, que tem integrantes com idade a partir de 07 anos. O menino, morador da comunidade Picada, uma das 13 que ficaram isoladas com as enchentes deste ano em Ipanguaçu, tornou-se músico por acaso, acompanhando as aulas de um primo seu. “Um dia faltou alguém e eu pedi pra participar. O maestro me deixou levar o clarinete para casa. Treinei em casa e cheguei no outro dia tocando e entrei para as aulas”, diz o menino, com indisfarçada satisfação. Hoje, sete meses depois, ele revela: realizou um sonho. “Sempre quis me apresentar em público e realizei meu sonho hoje, nessa data tão importante”, afirma.

Para Jheify Lamonier Lima, de 13 anos, a banda representa mais que uma nova atividade. É a oportunidade de uma nova vida. “Minha vida mudou muito depois que entrei na banda. Antes eu ficava sem fazer nada. Hoje eu me dedico mais à escola e vejo que todo esse esforço vale muito a pena em momentos como esses, em que o povo bate palmas para a gente”, diz.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, para integrar a banda a única exigência é que as crianças e jovens tenham boas notas na escola. “Além de aprenderem uma atividade cultural, saudável, eles se ocupam várias horas por dia, praticando a música. Alguns já sabem tocar dois, três instrumentos. Essa iniciativa conta com nosso total apoio e é de fundamental importância social. Já há até um grupo de alunos, que se apresenta e ganha dinheiro com a música que produzem.”, revela a secretária, referindo-se à banda “Deixe com Nós”, que se apresenta em eventos da região e que tem entre seus integrantes alunos da Filarmônica municipal.

Para o presidente do Conselho Tutelar de Ipanguaçu, Rondney Carlos, a música está afastando os jovens de Ipanguaçu das ruas e de atividades nocivas. “Onde estariam esses jovens e crianças hoje, se não estivessem aqui se apresentando? A ociosidade é um perigo real”, afirmou.

Tanto a secretária Cristina Oliveira quanto o conselheiro Rondney alertaram a população acerca da necessidade das famílias e da população denunciarem as agressões sexuais, o que pode ser feito presencialmente na delegacia de Polícia, no Ministério Público e no Conselho Tutelar, ou através do disque 100, uma central de atendimento que opera das diariamente, inclusive aos fins de semana e feriados, das 08 às 22 horas. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima.

Além da apresentação da Filarmônica, a programação do 18 de maio em Ipanguaçu teve ainda a realização de palestras voltadas à diversos públicos, visitas do conselho tutelar e do CMDCA aos abrigos onde estão vivendo famílias atingidas pelas enchentes deste ano, atividades socioculturais, panfletagem e estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras atividades que vêm sendo desenvolvidas desde a ultima segunda-feira (16), com o objetivo de mobilizar a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros.

As atividades foram realizadas pela prefeitura de Ipanguaçu em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Comissão Pró-Selo UNICEF e entidades não governamentais.

Fotos no link abaixo:















Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons