i

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ipanguaçu realizara atividades educativas para comemorar combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio marca nacionalmente o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para lembrar a importância desta luta, a Prefeitura de Ipanguaçu, através do conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) comemorará o, 18 de maio, com atividades educativas em escolas, abrigos e instituições publicas.

Segundo a presidente do conselho Valéria Faustino, a ação busca fortalecer a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente, “Mobilizar e sensibilizar a população para o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes é nossa principal ação” disse a conselheira.

A ação do COMDCA recebera o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu e acontecerá de 16 a 18 de maio. A programação prevê envolver a realização de palestras, visita do conselho tutelar e do CMDCA nos abrigos, atividades socioculturais, panfletagem e estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente entre outras atividades que serão realizadas pela Secretarias e o conselho. “Além de atender aos alunos, as atividades serão ampliadas aos pais e comunidade, onde serão realizadas palestras educativas” informa Valéria.

Data Histórica
Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca a conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no país. E o dia 18 de maio foi escolhido porque, nesta data, no ano de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro, que ficou conhecido como “Crime Araceli”, chocou o país. Na época, a menina Araceli, com oito anos, teve seus direitos humanos violados e o seu caso, até hoje, continua impune. Por esta razão, esta data serve como um momento para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons