i

terça-feira, 24 de maio de 2011

Agentes de endemias de Ipanguaçu utilizaram novo larvicida contra dengue

Tido pelo Ministério da Saúde (MS) como mais eficiente no combate às larvas do mosquito da dengue, o larvicida Novaluron será utilizado pelos agentes de Combate a Endemias do município de Ipanguaçu. Os profissionais participaram na última segunda-feira (23) de um treinamento específico para aprender a utilizar a substância, que será fornecida pelo Governo Federal.

A nova arma contra o Aedes aegypti não poderia chegar em momento mais propício. Há em Ipanguaçu um grande temor que os alagamentos ocorridos nas últimas semanas possam resultar em um surto da dengue.

A coordenadora do Combate à Dengue no município, Zélia Novo, disse que os agentes de endemias iniciarão os trabalhos com o novo larvicida ainda esta semana. “O Ministério adotou esse novo larvicida e trabalharemos de de forma que toda água que chegar aos reservatórios já estará devidamente tratada para o combate à larva” afirmou. Segundo Zélia, o novo larvicida teve a sua eficácia testada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e os estudos simulados em campo foram satisfatórios.


O uso da substância é restrito e controlado, só sendo autorizado aos agentes de Combate a Endemias. No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o produto não apresenta risco, sendo seguro tanto para a população quanto para os profissionais que o manuseiem.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons