i

terça-feira, 12 de abril de 2011

Caern contém rompimento no Canal do Pataxó em Assú

Após o rompimento do Canal do Pataxó, ocorrido no último sábado (9), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) agiu prontamente para manter o abastecimento na região atendida pela adutora Sertão Central Cabugi.

A empresa mobilizou 15 técnicos e operários para realizar o procedimento chamado ensacadeira, utilizando sacos de areia para tampar o buraco provocado pelo vazamento no canal. Isso diminuiu a vazão, permitindo que o fornecimento de água fosse restabelecido ainda no final de semana.

As obras de engenharia civil para solucionar o problema de maneira definitiva serão conduzidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a qual pertence o canal.

Segundo Antônio de Pádua da Costa, gerente da Unidade Regional da Caern do Assú, o rompimento do canal do Pataxó ocorreu 700 metros após a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em um ponto anterior ao de captação de água para a adutora, localizado cinco quilômetros depois, na BR-304. Com a ação da Caern, foi mantido o fornecimento para as sete cidades do sistema: Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Pedra Preta e Jardim de Angicos, além de 32 comunidades rurais.

"Os serviços que a Companhia realizou de forma emergencial, garantem o abastecimento, provisoriamente", reforça o gerente. Com nove quilômetros de extensão, o Canal do Pataxó permitiu a perenização do rio que tem o mesmo nome. O dispositivo hídrico faz a transposição de águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio Pataxó.

Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons