i

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante não fica pronto até 2014

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou ontem que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana do Estado, que ainda está em construção, não deverá ficar pronto antes de junho de 2014. O edital de licitação da obra foi aprovado e deverá ser lançado ainda neste mês, mesmo assim não há garantia de que o projeto será concluído a tempo para a Copa do Mundo.

O atraso não ocorrerá apenas no Rio Grande do Norte. De acordo com o Ipea, fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, a situação atinge os nove projetos em todo o país. A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Joseph Blatter.

De acordo com os responsáveis por uma nota técnica divulgada ontem em Brasília (DF), considerando-se os prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço, "muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014".

De acordo com os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Assim, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), os técnicos do Ipea estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.

"Para nós, há tempo hábil para que os investimentos necessários em pistas, pátios e nos terminais provisórios sejam feitos até 2014. Nossa preocupação maior é com os investimentos mais complexos, ou seja, nos terminais [permanentes] de passageiros", afirma o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Carlos Campos, um dos responsáveis pelo estudo.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons